Sindicato participa do Dia Nacional de Luta contra demissões em massa no Itaú
Sindicato participa do Dia Nacional de Luta contra demissões em massa no Itaú
O Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região, por meio dos diretores e diretoras, participou do Dia de Luta no Itaú contra as mais de mil demissões realizadas de uma só vez no último dia 8. A atividade tem o objetivo de pressionar o banco a negociar para reverter as dispensas e proteger os trabalhadores e ocorreu com a distribuição de material informativo e colagens de cartazes nas agências.
A ação foi convocada após o banco se negar, em reunião com a Comissão de Organização dos Empregados (COE), a suspender as demissões, reafirmando que a decisão seria mantida sob a justificativa de “desvio de conduta” dos funcionários. A COE contestou a versão, lembrando que os empregados não tiveram direito de defesa, não receberam feedbacks e sequer tinham conhecimento sobre o monitoramento a que foram submetidos.
Durante o encontro, os representantes dos trabalhadores exigiram explicações sobre os critérios adotados pelo Itaú para efetivar as dispensas e reivindicaram a suspensão imediata das demissões. Segundo a COE, a forma como o processo foi conduzido desrespeita os bancários e demonstra falta de compromisso do banco com o diálogo.
Foto: Vitor Valente/Seebpel