Diretor do Sindicato participa do 20º Encontro Estadual do MST/RS

Lucas da Cunha, diretor de Comunicação e Cultura do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região, esteve presente em todas as atividades realizadas

Durante três dias, o diretor do Sindicato, Lucas da Cunha, pôde acompanhar a celebração dos 40 anos do Movimento dos Trabahadores Rurais Sem Terra (MST), que ocorreu de 6 a 8 de fevereiro no município de Pontão. O 20° Encontro Estadual do MST RS, reuniu cerca de 600 participantes, na Fazenda Annoni, com o objetivo de organizar o estado para o 7° Congresso Nacional do movimento, marcado para o mês de julho, em Brasília.

Acompanhando atividades culturais, debates, ciclos de estudo e participando, também, da Feira Estadual da Reforma Agrária, Lucas fez questão de reforçar a importância dos trabalhadores da cidade estarem atentos às pautas e fenômenos sociais que abrangem a luta, no campo, por direito à terra, estreitando os laços entre aqueles que buscam uma sociedade mais justa e fraterna para se viver. “Para além da falsa visão de que o MST está vinculado à invasão de terras e outras questões negativas, impostas pela mídia tradicional, essa organização de trabalhadores rurais busca o direito mais básico para todos os brasileiros, que é o acesso à terra. Terra, esta, que está nas mãos de muitos poucos e, além disso, não cumpre sua função social”, ressaltou o dirigente sindical.

Ao falar da sua experiência, Lucas fez questão de chamar a atenção da categoria bancária para a importância de conhecer, in loco, o Movimento, sem se deixar contaminar por visões distorcidas devido a interesses privados. “Neste encontro do MST pude ver pessoas organizadas e preocupadas com diversos temas que são de interesse de toda sociedade, incluindo os bancários. É o caso da produção de alimentos saudáveis, da agroecologia, da sustentabilidade ambiental, da importância da água como fonte de vida, das tecnologias para o campo e, também, sobre uma Reforma Agrária Popular. Mas um tema que perpassa todos estes – e esteve muito presente no Encontro – é a característica mais básica do MST, a solidariedade”, explica.

Redação: Eduardo Menezes – SEEB Pelotas e Região

Fotos: Divulgação

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo