Sindicato participa de mais uma etapa do curso da Contraf-CUT

O segundo módulo do Curso de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), foi realizado na tarde da última quarta-feira (19) e contou com a presença dos diretores: Lucas da Cunha, Sérgio Seus e Francine Fagundes.

O evento, no formato online, teve como eixo central aula da advogada Leonor Poço, assessora jurídica do Sindicato dos Bancários de São Paulo, que se concentrou nos aspectos jurídicos relacionados à saúde e condições de trabalho na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, nos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT), nas Normas Regulamentadoras (NRs) e nas Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Veja aqui os principais pontos.

O ciclo, que ainda terá dois outros módulos (veja detalhes abaixo), visa o aprimoramento da formação de dirigentes sindicais da categoria nos temas de saúde ocupacional e seus desdobramentos.

Módulo 1

O curso começou em 28 de junho, em modo presencial, no auditório da Contraf-CUT, em São Paulo. A médica e pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, Maria Maeno, conduziu as reflexões sobre vigilância em saúde do trabalhador.

A segunda aula, no dia seguinte, teve como tema a saúde no contexto do trabalho bancário, ministrada pelo psicólogo André Guerra, doutor e mestre em Psicologia Social e Institucional. O evento promoveu reflexão sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores no ambiente bancário e a importância da saúde física e mental nesse contexto.

Os encontros contam sempre com debates e trocas de experiências entre os participantes. As próximas etapas acontecem dia 23 de agosto, com o módulo “Organizando a ação” (online), e nos dias 19 e 20 de outubro, para as duas últimas aulas (presenciais), com os temas “Vigilância em Ação” e “Acolhimento dos Trabalhadores”.

Fonte: Contraf-CUT, com edição SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 10 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo