Haddad anuncia Rita Serrano na CEF e Tarciana Medeiros no BB

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou na última sexta-feira (30), os nomes de duas funcionárias de carreira da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil (BB) como presidentas dessas instituições financeiras. Esta é a primeira vez que duas mulheres assumem o posto mais alto de bancos públicos.

Assume a presidência da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Rita Serrano, funcionária de carreira no banco desde 1989, onde exerceu diversas funções. Ela presidiu o sindicato dos Bancários do ABC Paulista entre 2006 e 2012.

Desde 2014 é conselheira eleita pelos empregados no Conselho de Administração da Caixa e, no recente período, passou a coordenar o Comitê Nacional em Fefesa das Empresas Públicas. Serrano é mestre em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS), com especialização em Governança Corporativa para conselheiros pelo Instituto Brasileiro Governança Corporativa ( IBGC).

Tarciana Medeiros , que será a presidenta do Banco do Brasil, também é funcionária de carreira da instituição desde 2000. Há três anos ela é gerente executiva, responsável pelas equipes que desenvolvem e aplicam modelos preditivos de análise de comportamento de clientes. Medeiros é pós-graduada em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Ao anunciar os nomes de Rita e Tarciana, o futuro ministro elogiou as indicadas e disse que a nomeção faz parte do compromisso da campanha do presidente diplomado Lula (PT) de “colocar à disposição da população aquilo o que diz respeito ao crédito“.

“Elas estão absolutamente alinhadas ao plano do governo do presidente Lula. Sabem dos desafios que foram colocados em relação ao sistema de crédito do Brasil. É uma agenda muito desafiadora e estão bastante animadas com as tarefas que foram designadas pelo presidente da República“, afirmou. 

“O projeto de imediato que nós temos que desenvolver é o ‘desenrola’, que é a questão de uma linha de crédito para famílias de baixa renda que estão endividadas”, acrescentou Haddad.

Programa Desenrola Brasil

O objetivo do Programa Desenrola Brasil é renegociar as dívidas de milhões de famílias que estão inadimplentes, oferecendo descontos e juros baixos. A ideia, contida no plano de Governo de Lula é avançar na regulação e incentivar medidas para ampliar a oferta e reduzir o custo do crédito, ampliando a concorrência no sistema bancário. Dessa forma, será criado pelo Governo um fundo que garantirá crédito para possibilitar a renegociação de dívidas e contas da casa. 

Em caso de dívida com os bancos, a proposta é liberar para essas instituições depósitos com recursos que têm de ser mantidos no Banco Central pelos bancos. Dessa forma, eles conseguem dar condições adequadas de desconto, prazo e custo para as famílias conseguirem quitar suas dívidas acumuladas no cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal.

Foto:Ricardo Stuckert

Fonte: Rosely Rocha – CUT Brasil com informações do Poder 360

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo