Maio Laranja: luta contra o abuso a crianças

Este mês também é destinado à campanha Maio Laranja, cujo foco é promover a reflexão sobre a violência praticada contra os vulneráveis, crianças e adolescentes mais novos e a divulgação de meios para se impedir que aconteça.

Somente no ano passado foram feitas mais de 18 mil denúncias de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Os dados do MDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) reforçam a necessidade de reflexão sobre a proteção das pequenas vítimas de violência.

Para identificar se alguma criança ou adolescente pode estar sofrendo abuso, é fundamental que sejam observados sinais de mudança de comportamento apresentados por elas. Medos, queda no rendimento escolar, comportamento agressivo, impaciência e ansiedade, mudança de humor, sono perturbado; depressão, automutilação, sentimento de culpa e acessos de raiva são comuns. 

Se for constatado o abuso, o procedimento correto é denunciar para quebrar o ciclo de agressão e encaminhar a vítima para apoio especializado. O Disque 100 e o App Direitos Humanos são os principais canais de atendimentos oficiais. 

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo