Governo quer ceder fundos de pensão aos bancos

Como parte do projeto para destruir as conquistas dos trabalhadores, na reforma da Previdência foi introduzida a possibilidade de os bancos administrarem os fundos de pensão dos servidores públicos. Como não visam lucro e cobram taxas de administração menores, sendo vantajoso para os empregados, os banqueiros querem abocanhar essa fatia do mercado, já que cobram altas taxas de administração, e querem os mais de 30% da poupança acumulada pelos trabalhadores.

O projeto está sendo elaborado no Ministério da Economia para permitir que as reservas dos fundos de pensão sejam dadas como garantia de empréstimos. Pela proposta, se quem contraiu um empréstimo não pagar, o banco pode se apoderar da reserva previdenciária, ou sendo bem claro, o banco ganha dinheiro cobrando juros, o participante usa o dinheiro emprestado para o consumo imediato e fica sem aposentadoria no futuro, ou tem benefício reduzido.

A reserva de plano de previdência privada tem como destino único a garantia da aposentadoria complementar a quem poupa durante toda uma vida de trabalho. A lei não permite o resgate destes valores enquanto o participante estiver vinculado ao plano de previdência e, no caso de fundos fechados, enquanto o trabalhador mantiver vínculo empregatício com a empresa patrocinadora do plano.

Os bancos agora vão fazer de tudo para ganhar dinheiro com os recursos dos servidores públicos já que a disputa está aberta. Com as maiores taxas de juros do mundo, e com lucratividade escandalosa, querem aumentar ainda mais os ganhos, tentando abocanhar os cerca de R$ 2 trilhões acumulados pelos fundos abertos e fechados, emprestando sem qualquer risco.

Fonte: SBBA

Arte: SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo