Caixa distorce número de contratações durante audiência

O número de bancários, na Caixa, caiu consideravelmente nos últimos anos. O quadro de pessoal saiu de 101 mil para 82 mil, quase 20 mil a menos. O reflexo é sentido nas agências sempre lotadas, inclusive na pandemia. Enquanto isso, a imensa maioria dos 30 mil aprovados no concurso público de 2014 aguarda a convocação.

A direção da empresa alega que mais de 7 mil trabalhadores estão em processo de contratação. Dados contestados pelo movimento sindical durante uma audiência pública, realizada, ontem, segunda-feira (12/04), pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal.

Na prática, o banco vai ganhar o reforço de 2.766 bancários. Os demais contratados são terceirizados. O número está bem distante de suprir o déficit de pessoal, acarretando mais prejuízos para o atendimento à população e sobrecarga de trabalho. Um cenário preocupante, sobretudo no atual contexto de crise sanitária. Segundo a Caixa, a autorização dada pela Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) estabelece um limite de 84 mil empregados no banco. Portanto, não pode mais ampliar as convocações.

O desmonte sofrido pela Caixa nos últimos anos também esteve em pauta. Os representantes dos empregados cobraram um posicionamento do banco, especialmente sobre a possibilidade de entrega de áreas estratégicas e rentáveis, como a Caixa Seguridade, Loterias, Gestão de Ativos e o Banco Digital. Mas, a instituição nega, mesmo com todas as evidências. 

A recente vitória do movimento sindical sobre a ação civil pública em tramitação no TRT da 10ª Região também foi lembrada. O Tribunal Regional do Trabalho negou recurso interposto pela Caixa, que queria anular as contratações. 

Fonte: SBBA, com edição SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo