Audiência indica início da derrota do Governo Leite com a PEC 280

Ao final da audiência pública sobre a PEC 280/2019, realizada ontem, quarta-feira, dia 14 de abril, o sentimento dos dirigentes sindicais que participaram da reunião foi de que a pressão da população gaúcha, em defesa do patrimônio público, já começa a surtir efeito. A base do governo mostra-se dividida. Alguns deputados, que se diziam favoráveis à aprovação da PEC, mudaram de opinião, publicamente, divulgando vídeos, nas redes, com posicionamento contrário à venda das estatais sem que haja amplo debate junto à comunidade.

Conforme avaliaram os dirigentes sindicais, durante a reunião da Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular, foi possível denunciar a celeridade com que o governo tem tratado da tramitação da Proposta de retirada de plebiscito para a venda do Banrisul, da Corsan e da Procergs.

Peso político

A fala do presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Maneco Hassen, também reforçou o posicionamento contrário à entrega do patrimônio público à iniciativa privada. Recentemente, a Famurs lançou uma carta pública pedindo a suspensão da tramitação da PEC 280/2019, contrariando os interesses da base governista. Na audiência pública de ontem, Hassen reforçou o conteúdo da carta e disse que a pressa do governo impede que seja feira qualquer avaliação do mérito da questão.

O ex-deputado estadual, procurar do estado, ex-presidente da CEEE e da Assembleia Legislativa, Carlos Eduardo Vieira da Cunha também criticou a posição do governador e denunciou a situação a qual foi submetida a CEEE, demonstrando, por meio das experiências já consolidadas, que as privatizações, no Estado, não ajudaram em nada a sanar as dificuldades financeiras enfrentadas.

Avaliação da Fetrafi-RS

Na avaliação da diretora da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Corrêa, é importante entender a pressa de Eduardo Leite em entregar o patrimônio público. “Ele é da mesma cepa neoliberal de Yeda Crusius, aquela governadora que fez o IPO de 43% das ações do Banrisul. Os dois são do mesmo partido, o PSDB. Os dois privatizaram e queriam ir mais fundo na entrega do patrimônio público dos gaúchos. Leite vendeu parte da CEEE por R$ 100 mil”, criticou.

Assista a íntegra da Audiência Pública sobre a PEC 280/2019

SEEB Pelotas e Região, com informações da Imprensa SindBancários

Arte: SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo