Deputado Zé Nunes (PT) critica ação do governo visando a venda definitiva do Banrisul, da Corsan e da Procergs

Em entrevista ao programa Contraponto da RádioCom – emissora que é mantida pelo Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região -, o deputado estadual, Zé Nunes (PT), falou sobre o avanço da PEC 280/2019, na Assembleia Legislativa, e criticou o movimento privatista, encabeçado pelo governador Eduardo Leite (PSDB), cujo objetivo central, segundo o parlamentar, é dificultar a ação pública na gestão de empresas como o Banrisul, a Corsan e a Procergs.

“O governador tem essa visão ultraliberal, radical, inconsequente. É lamentável que isso esteja acontecendo em plena Pandemia, quando nós precisamos cada vez mais da viabilidade pública de insumos como a água e da disponibilidade de créditos para os pequenos, que são os que mais estão sendo prejudicados, neste momento”, apontou o parlamentar.

Na avaliação de Zé Nunes (PT), além da necessidade de se ter água potável à disposição de toda a população, sobretudo em um contexto como o que está sendo enfrentado, hoje, também é preciso valorizar o caráter público do Banrisul, cuja atuação é indispensável para a promoção de recursos e iniciativas favoráveis aos pequenos negócios, aos empreendedores individuais e às pequenas e médias empresas.

“As cidades do interior, principalmente, vivem um momento muito desafiador. Temos notado a fragilidade de setores como a alimentação, a hospedagem, os eventos, o turismo, entre outros, mas possuímos um banco público, que é uma ferramenta importante na implementação de programas que podem socorrer pessoas que atuam nessas diferentes áreas, além dos profissionais autônomos”, salienta Zé Nunes.

O deputado petista critica a incoerência do governo Eduardo Leite em avançar na venda destas instituições, uma vez que, segundo relembra, poderia estar sendo feito, justamente, o contrário, aproveitando as ferramentas que as instituições públicas oferecem para implementar medidas de enfrentamento à Pandemia.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo (início em 2:24:05)

Redação: Eduardo Menezes – SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo