Covid-19 deve reduzir a expectativa de vida do brasileiro em 2,2 anos

A pandemia e o grande número de morte entre os idosos vai abreviar a vida da população no Brasil. A pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ana Amélia Camarano, estima que a Covid-19 vai reduzir a expectativa de vida do brasileiro em 2,2 anos. E deve piorar – a previsão foi baseada no número de mortes até dezembro de 2020. Com o agravamento da pandemia em 2021, a redução pode ser ainda maior. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta é a primeira queda do indicador desde 1940 – neste ano, o tempo médio de vida do brasileiro era 45,5 anos. Em 2019, a média alcançou 76,6 anos de idade, um aumento de 31,1 anos.

Estes dados constam na Tábua de Mortalidade para o Brasil de 2019, projetada pelo IBGE. Além de analisar a evolução da mortalidade da população, ela é utilizada como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário, que calcula o valor das aposentadorias dos trabalhadores sob o Regime Geral de Previdência Social, o INSS.

Para a diretora de Saúde e Previdência da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Fabiana Matheus, a Covid-19 já deixaria profundas sequelas econômicas, sociais e emocionais no país. O agravante, ressalta Fabiana, é que se soma à doença uma condução desastrosa e desumana de Bolsonaro e sua equipe no combate à pandemia.

Fonte: Fenae, com edição SEEB Pelotas e Região

Ilustração: SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo