Diretora do Sindicato avalia ambiente de trabalho para as bancárias

Em entrevista ao Programa Contraponto, da RádioCom, a diretora do Sindicato, Sidmara Sarzi de Almeida, fez um apanhado histórico da participação das mulheres no mercado de trabalho, especialmente, nos bancos. Em Pelotas, a primeira mulher a ocupar uma vaga em instituições bancárias foi Emma Berg Medeiros, em 1924, por meio de concurso público, aos 20 anos de idade.

“As mulheres entraram no mercado de trabalho, no pós-guerra, porque tinham uma mão de obra mais barata, que servia ao sistema financeiro”, explica Sidmara, ao revelar que, de 1936 a 1968, a presença de mulheres passou a ser proibida, nos bancos, já que ficaram impedidas de prestar concurso nestas instituições. O ingresso, por concurso, só voltou a ser permitido em 1968, mas, até os dias de hoje, as agências bancárias ainda se constituem em um ambiente machista.

“Até hoje ainda buscamos o mesmo patamar dos homens no mercado de trabalho. Os melhores cargos não são ocupados por mulheres e, todos os anos, a gente precisa lutar para manter os nossos direitos”, afirmou a diretora do Sindicato.

De acordo com os Relatórios Anuais do bancos, dados recentes revelam que as mulheres ocupam em torno de 48,8% do total dos postos de trabalho, recebendo, em média, salários 21,75% menores do que os homens.

Confira a entrevista da diretora Sidmara Sarzi de Almeida (a partir de 1h37min):

Redação: Eduardo Menezes – SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo