Caixa não vai calar as entidades associativas e sindicais

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e as entidades associativas e sindicais fizeram um manifesto contra à censura da Caixa. 

Confira aqui a íntegra do Manifesto

Caixa não vai calar as entidades associativas e sindicais

No apagar das luzes de 2020, a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de São Paulo (Apcef/SP) e o Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região foram notificados sobre ação movida pela direção da Caixa Econômica Federal contra as duas entidades.

A investida se dá no momento em que as entidades representativas dos empregados da Caixa pressionam a direção do banco para recuar em medidas prejudiciais à categoria, como a cobrança por metas desumanas, e reivindicam melhorias das condições de trabalho, além de se posicionarem contrárias à agenda privatista imposta pelo governo, que promove o fatiamento do banco público e compromete seu papel social.

Desde o início da crise sanitária causada pela Covid-19, o esforço incessante dos empregados da Caixa tem sido determinante para assegurar a proteção social a milhões de brasileiros que foram impactados economicamente. Mesmo sofrendo riscos de contaminação nas agências lotadas e com quadro reduzido de trabalhadores, cerca de 120 milhões de brasileiros foram atendidos com pagamento do auxílio emergencial e de outros benefícios emergenciais.

Não é de hoje que as representações dos trabalhadores denunciam as condições precárias de trabalho na Caixa e reivindicam mais valorização e respeito aos direitos dos empregados. Com a pandemia da Covid-19, problemas como a falta de pessoal, extrapolação de jornadas e cobranças de metas abusivas se agravaram, provocando maior adoecimento entre os bancários.

É papel das entidades associativas e sindicais defender os direitos e condições de trabalho dignas aos bancários da Caixa. Isso tem sido feito há anos e graças a essa atuação os trabalhadores do banco obtiveram conquistas históricas, como a jornada de seis horas, o direito à sindicalização, Saúde Caixa, PLR Social, dentre outras.

Essa não é a primeira vez que o banco tenta reprimir as reivindicações dos trabalhadores e agora usa a Justiça para atingir seu objetivo.

Não vamos deixar de cumprir com nosso dever de representar os trabalhadores da Caixa e repudiamos veemente o ataque à Apcef/SP e ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, ou a qualquer outra entidade que se posicione contrária as medidas arbitrárias da gestão do banco.

Estamos na luta contra a retirada de direitos dos trabalhadores e em defesa da Caixa 100% pública!

#MexeuComACaixaMexeuComOBrasil
#Caixa100%pública
#PrivatizaNÃO

 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs)
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT)
Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae)
Sindicato dos Bancários do Espírito Santo

Fonte: Fenae

Arte: Seeb Pelotas

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo