BB e BNDES financiam o desmatamento

Design sem nome (48)

Dois bancos públicos são os maiores responsáveis por financiamentos de empresas que são ligadas ao desmatamento. Banco do Brasil e BNDES direcionam bilhões de dólares, através de empréstimos ou investimentos para diversos setores industriais, como o de carne bovina e empresas de commodities, que é a maior responsável pela derrubada de florestas no Brasil.

Segundo o estudo realizado pela coalizão internacional Florestas e Finanças, somente o BB financiou US$ 30 bilhões entre 2016 e 2020, se estabelecendo como o maior investidor do desmatamento.

Já o BNDES destinou a área que acaba com o bioma brasileiro US$ 3,8 bilhões, em valores de abril de 2020. Ambos os bancos repassaram mais da metade do montante ao setor de carne bovina, seguido pela indústria de papel e celulose.

Apesar de vários compromissos realizados com as indústrias, o desmatamento quase dobrou nos últimos 10 anos no mundo. Em 2019, atingiu 11,9 milhões de hectares, para produção de commodities como carne, dendê, celulose, borracha, soja e madeira.

No Brasil, enquanto o Ministério do Meio Ambiente nada faz para reduzir os números alarmantes, o país bate recorde de desmatamento, incluindo a região do Pantanal, destruído por focos de incêndio criminoso. 

Fonte: SBBA

Arte: Seeb Pelotas