CEE/Caixa rejeita propostas do banco para o plano de saúde

Conforme divulgado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) rejeitou as propostas do Banco para a mudança no plano Saúde Caixa durante a reunião da mesa de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que ocorreu na última sexta-feira (21). Dois dias antes, na quarta-feira (19), o banco apresentou seis propostas que alteravam o modelo de custeio feito atualmente e todos afetam fortemente o pagamento do plano, onerando os trabalhadores.

O banco propõe a individualização por faixa etária do plano de saúde, alegando a sustentabilidade do Saúde Caixa. A Comissão dos Empregados nega. “O atual modelo do Saúde Caixa é sustentável e garante o pacto intergeracional, o mutualismo e a solidariedade com todos os empregados. O teto de gastos colocado pela Caixa é prejudicial aos empregados e são esses trabalhadores que lutam todo dia para construir a empresa que é a Caixa. Nós estamos rejeitando as propostas”, reforçou a coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt. A coordenadora informou ainda que a CEE continua aberta a negociações, mas essas propostas não contemplam todos os empregados.

“A Caixa não pode estabelecer a condição de aceitarmos a proposta – que é muito ruim pra todos – para oferecer plano de saúde aos novos empregados, que é sua obrigação”, reforça Uehara. O teto de gasto que a coordenadora se refere é de 6,5%. O valor foi apresentado pela Caixa com a justificativa de que seria fundamental para a manutenção da competitividade da Caixa no sistema financeiro. “A Caixa informou que esse teto de gastos colocado foi justificado para poder dar competitividade a empresa, mas não é isso que vemos. A Caixa tem sim é perdido mercado”, afirmou Fabiana.

Vale lembrar que na reunião anterior sobre Saúde Caixa a Caixa alegou que para atender a CPC 33, ao estatuto da empresa, às resoluções da CGPAR e às demandas de usuários seria necessária uma cobrança individualizada dos mutuários.

Atualmente, o custo do Saúde Caixa é divido igualmente para todos os beneficiários. Com 70% do valor custeado pela empresa e o restante pago pelos trabalhadores. O modelo permite que todos os trabalhares condições de pagar o plano de saúde de forma solidaria com todas as faixas etárias e condições salariais.

As propostas apresentadas pela Caixa foram duramente criticadas pelos representantes dos empregados. Para Edgar Antônio Bastos Lima (Fenacef), as propostas não são sustentáveis para todos os empregados. “Rejeitamos em mesa a proposta da Caixa para nosso plano de saúde porque ela é perversa sobretudo com os menores salários.  Mantidas as condições da proposta o Saúde Caixa se aproxima, perigosamente, de um produto de mercado”, avaliou.

Outra crítica é a falta de dados apresentados pela Caixa. O movimento está prejudicado uma vez que a Caixa não entrega todas as informações – relatórios atuariais – sem poder avaliar as questões financeiras. “Nós rejeitamos as propostas na mesa de negociação porque não podemos construir algo que melhore o nosso plano sem todas as informações”, afirmou Carlos Augusto Silva (FEEB-SP/MS).

A Caixa avaliou que o modelo atual de 70/30 como defasado e ainda destacou que incluir o teto de 6,5% é incompatível. Para o banco, o modelo mais viável é a proposta 1 (veja no quadro abaixo). O banco condicionou ainda a entrada de novos empregados ao Saúde Caixa à aceitação da CEE à individualização do plano.

Confira as propostas apresentadas pela Caixa

propostas.jpeg

Veja abaixo os exemplos

superintendente nacional.jpeg
Gerente Executivo.jpeg
Gerente Executivo de Varejo.jpeg
Assitente de Varejo.jpeg
Caixa.jpeg
TB.jpeg
aposentados.jpeg

Contratação

Após reivindicação da Comissão de Empregados, a Caixa sinalizou que está sendo estudada a contratação de mais empregados. A situação está sendo analisada pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest).

Agenda


Uma nova mesa de negociação está agenda para esta segunda-feira (24) já com as propostas de PLR. O horário ainda será definido.

Com informações da Fenae

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo