Maio começa com forte queda de temperatura no Brasil

Grande frente fria avança sobre o país espalhando frio sobre áreas do sul, sudeste, centro oeste e até do norte do Brasil

Uma forte frente fria avança sobre o Brasil nos primeiros dias de maio de 2020. A chuva desta frente fria começa a ser sentida no país entre os dias 4 e 5, mas o frio de sua massa polar só deve chegar do dia 6 em diante. A queda de temperatura mais acentuada deve ocorrer na próxima sexta-feira (08/05) e no fim de semana do Dia das Mães.

A frente fria tem potencial para provocar até alguns temporais durante sua passagem. Nestes primeiros dias de maio, tem previsão de chuva para todos os estados da Região Sul. A chuva poderá ser forte em alguns locais, mas não vai mudar o grave quadro de seca observado desde o verão.

“É com esta frente fria que vamos sentir uma clara mudança no clima no Brasil, que vamos sentir que o frio começou de verdade. Mas ainda teremos outra onda de frio na segunda quinzena do mês, que também será forte e abrangente”, comenta Patrícia Madeira, meteorologista da Climatempo e especialista em previsão de clima.

Temperatura

No final de semana do Dia das Mães, dias 9 e 10 de maio, o ar gelado vai se espalhar de vez pelo centro-sul do país, derrubando a temperatura em São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, chegando também a Cuiabá, aos estados de Rondônia, Acre e até no sul do Amazonas.

Fabiana Weykamp, meteorologista previsora da Climatempo, faz uma análise inicial do potencial de frio desta primeira grande massa de ar polar que vem aí. “Ao que tudo indica, o pico do frio será entre os dias 7 e 9 de maio. No Sul do Brasil, há possibilidade de geada em amplas áreas da Região, com destaque para o risco de geada forte entre a serra e o planalto gaúcho, interior de Santa Catarina e toda a porção sul do estado do Paraná. Algumas cidades, especialmente aquelas mais altas da serra, certamente vão registrar temperatura abaixo de 0°C. Nas demais áreas, a temperatura fica entre 0°C e 4°C”, prevê.

Ainda segundo Weykamp, a massa de ar polar terá força para levar o frio até a Região Norte. ”Há uma grande chance de ocorrer friagem no sul da Região Norte, com destaque para menores temperaturas mínimas nos dias 8 e 9 de maio. Provavelmente as temperaturas mais baixas devem ficar entre 13°C e 16°C”, afirma.

Fonte: Diário da Manhã

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo