Hemocentro de Pelotas precisa de doações

24.10.2018 – SMS – Doação de Sangue – Foto Marcel Avila

Coleta de sangue funciona das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia

As doações de sangue caíram cerca de 40% com o distanciamento social imposto pela Covid-19. Como consequência, os estoques do Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) precisam ser repostos. Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, podem doar sangue de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, inclusive ao meio-dia.

O HemoPel é responsável pelo abastecimento do Hospital São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, além de outros 13 municípios da região. Segundo dados da Sociedade Pelo Sangue (Socilogue), do dia 25 de março, os estoques de cinco tipos sanguíneos estavam em nível preocupante, além do tipo O- estar em nível crítico.

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos pais ou responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel, portando documento de identidade com foto.

O doador, no dia do procedimento, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.. Ele ainda deve evitar fumar uma hora antes.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o (53)3222-3002.

Com informações Prefeitura Municipal de Pelotas

Foto: Marcel Ávila/Arquivo Prefeitura Municipal de Pelotas