Começa hoje a nova etapa da campanha nacional de vacinação contra a influenza

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B), começa hoje. Esta nova fase é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros/motoristas de transporte coletivo e portuários. A identificação dos profissionais de segurança fica a cargo da organização de cada município durante a campanha.

Nos municípios do Rio Grande do Sul, esta nova fase começa com a aplicação de 90% das 272 mil doses de vacinas recebidas do Ministério da Saúde no quinto lote deste ano. A próxima remessa será de 284 mil doses de vacinas, que serão encaminhadas para as Coordenadorias Regionais (CRSs) a partir de amanhã, dia 17 de abril.

A última e terceira etapa, começa no dia 9 de maio. Os grupos prioritários serão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência e professores.

Balanço da primeira etapa

Um balanço sobre a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza no estado foi feito pelo governador Eduardo Leite, em transmissão pela internet, na última terça-feira (14). O governador informou que, na primeira fase da campanha, 86% do grupo dos idosos já foi imunizado, o equivalente a 1,2 milhão de pessoas. Ele também disse que 84% da população estimada de profissionais de saúde recebeu a vacina. No total, até o 14 de abril, aproximadamente 1,5 milhão de doses já haviam sido aplicadas no RS.

A campanha começou em 23 de março. Idosos que não puderam comparecer nos postos de vacinação na primeira fase ainda podem procurar a vacina nos postos de suas cidades.

Com informações Diário da Manhã

Foto: NCI/Unsplash

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo