UFPel lidera estudo inédito sobre coronavírus no RS

Com o objetivo de auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus, a Universidade Federal de Pelotas está à frente de um estudo inédito sobre os efeitos da Covid-19 no Rio Grande do Sul.

Em parceria com o Governo do Estado e com outras universidades gaúchas, este é o primeiro estudo populacional sobre a pandemia da Covid-19 no RS. A pesquisa pretende levantar a proporção de casos de infecção, incluindo pessoas sem sintomas, e a evolução da doença por meio da amostragem de participantes distribuídos em todo o estado.

A pesquisa inclui quatro entrevistas populacionais, realizadas a cada duas semanas, por meio de visitas domiciliares, quando os participantes serão submetidos a um teste rápido para o vírus da Covid-19. Ao todo, serão aplicados 18 mil testes – 4,5 mil por rodada. Os kits de testes serão fornecidos pelo Governo do Estado. O estudo deve iniciar nas próximas semanas.

“Até o momento, não há dados no mundo sobre a prevalência populacional de infecção pelo COVID-19”, destaca o reitor da UFPel e coordenador geral do estudo, Pedro Curi Hallal. “O Rio Grande do Sul poderá ser pioneiro, não apenas no Brasil, na disponibilização de dados concretos sobre o percentual de infecção e a velocidade de expansão da doença”, acrescenta.

O epidemiologista Aluisio Barros, integrante da equipe responsável pela metodologia do estudo, diz que “até agora, não sabemos qual o grau de circulação do vírus da Covid-19, porque grande parte dos casos, em torno de 80 a 85%, tem sintomas leves ou não apresentam sintomas, embora contribuam para a transmissão da doença. Nosso estudo vai mostrar a real dimensão da Covid-19 no estado e avaliar a trajetória de aumento do número de casos de infecção e óbitos”.

Além de informar estratégias públicas de enfrentamento e fornecer parâmetros para decisões sobre medidas de isolamento social, os resultados do estudo irão auxiliar no monitoramento da doença no estado, possibilitando a visualização mais acurada do cenário da pandemia.

Com informações CCS UFPel

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo