3d render illustration of a red arrow collapsing and breaking through the ground

PIB baixo escancara o fracasso das políticas do governo federal

Crescimento de 1,1% é o menor dos últimos três anos

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,1% em 2019, segundo divulgou na última quarta-feira (4) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa o desempenho mais fraco dos últimos três anos. A agropecuária e o setor de serviços tiveram alta de 1,3%, enquanto a indústria avançou apenas 0,5%. Com PIB de R$ 7,257 trilhões, o valor per capita subiu só 0,3% em termos reais, calculado em R$ 34.533.

As inúmeras medidas de arrocho salarial, previdenciário e social, como reformas Trabalhista e Previdenciária, cortes ou redução de programas de habitação e distribuição de renda, que vêm sendo tomadas desde o golpe de 2016, não contribuíram em nada para melhorar a economia do Brasil.

O PIB mostra o fracasso das políticas neoliberais do governo de Jair Bolsonaro, comandadas pelo banqueiro Paulo Guedes, ministro da Economia. O resultado, que já era esperado depois de um último trimestre decepcionante, reflete um cenário de incerteza e de sucessivos anúncios frustrados de “retomada” da economia. A produção industrial seguiu patinando, por exemplo, e o mercado de trabalho não viu crescer a taxa de desemprego nos últimos meses, mas o emprego que se cria é, basicamente, informal. Os resultados mostram esse quadro de estagnação: a variação acumulada em quatro trimestres, em comparação com os quatro anteriores, mantêm sucessiva variação em torno de 1%.

A terceira alta anual consecutiva após dois anos de retração não é suficiente para uma recuperação econômica consistente do país após a queda em 2015 e 2016. O patamar do ano passado é o mesmo de 2013.

O comércio teve crescimento em 2019, mas em ritmo menor. E no setor externo os resultados também não foram bons. E as previsões para este ano não são animadoras: analistas já começam a revisar suas projeções para baixo, e vários acreditam que o PIB de 2020 não chegará a 2%.

Ainda em relação ao comércio exterior, na divulgação, o IBGE informou que as exportações caíram 2,5% no ano passado. Já as importações cresceram 1,1%.

Consumo

O crescimento econômico depende especialmente do poder de compra dos trabalhadores. O fortalecimento do mercado interno é a principal arma de uma nação para enfrentar crises externas. O crescimento da economia em 2019 foi mais uma vez sustentado pelo consumo das famílias, mas o ritmo de recuperação do consumo desacelerou 1,8%, após avanços de 2% em 2017 e 2,1% em 2018. Foi o resultado mais fraco desde 2016, diante da baixa confiança dos mercados e do desempenho pífio na geração de empregos, cujo crescimento está sustentando principalmente no mercado informal. Metade da população economicamente ativa está na informalidade.

Com informações Contraf CUT

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo