Santander não atende principal reivindicação sindical

Reivindicações importantes da categoria, como a isenção total de tarifas para os bancários do Santander e linhas de crédito especiais, não tiveram devolutiva

No segundo dia de negociação para a renovação do acordo coletivo específico do Santander, os representantes dos trabalhadores apresentaram propostas que atendem às necessidades dos bancários. Durante a reunião, que ocorreu nesta ontem (4), os dirigentes sindicais de todo país voltaram a cobrar pontos como a isenção de tarifa e linhas de crédito com condições diferenciadas para os bancários do Santander.

Os dirigentes sindicais reforçaram, durante a mesa de negociação, que estão aguardando uma proposta que dialogue com os anseios dos trabalhadores do Santander e que todas as reivindicações apresentadas são factíveis, especialmente para um banco que dobrou seu lucro nos últimos cinco anos e que tem uma alta rentabilidade graças ao esforço dos trabalhadores em atender as metas, por vezes abusivas, estabelecidas pela direção.

O banco ainda não sinalizou uma data para a retomada das negociações.

A minuta de reivindicações, elaborada com base na consulta realizada com os bancários em janeiro e fevereiro deste ano, teve ampla participação dos trabalhadores, e revelou um combo de reivindicações importantes que foram entregues para o banco na terça (3). 

Tarifas e linha de crédito

Para a coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Maria Rosani, umas das prioridades deste novo acordo é garantir a isenção total de tarifas para os trabalhadores, visto que os funcionários do banco no Brasil são os únicos em mais de 150 países onde o banco está presente a pagar tarifas. Em 2019, o banco lucrou R$ 18 bilhões apenas com tarifas – valor equivalente a duas vezes a folha de pagamento, incluindo a PLR.

Ela lembrou, ainda, que outra das reivindicações diz respeito a linhas de crédito com condições diferenciadas.

Com informações SP Bancários

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo