Banrisulenses realizam encontro nacional no dia 14 de setembro

Funcionários no Banrisul discutem defesa do banco público e outros temas, na sede da Fetrafi-RS

Os funcionários do Banrisul de todo o Brasil se encontram no dia 14 de setembro para debater estratégias de defesa do banco, que vem sofrendo fatiamento com a venda de ações e redução de quadro funcional. O 27º Encontro Nacional dos Banrisulenses ocorre na sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS), em Porto Alegre.

A importância do Banrisul para o desenvolvimento do estado é evidente. No segundo trimestre deste ano, o Banco alcançou um lucro de 28% em relação ao líquido do mesmo período de 2018, chegando a R$ 335,5 milhões. Com mais de 500 agências, o Banrisul tem 98,5% de abrangência no estado e em pelo menos 80 cidades é o único banco presente.

Na pauta do Encontro Nacional serão discutidas as mudanças na função dos caixas; pressão e assédio por metas inatingíveis; manutenção do papel do Banrisul como banco público e fomentador da economia gaúcha; redução do quadro de funcionários e sobrecarga de trabalho; mudanças no trabalho bancário com surgimento de bancos digitais, entre outros temas.

O evento vai contar com a participação dos jornalistas Helder Maldonado e Marco Bezzi, idealizadores e apresentadores do canal “Galãs Feios” do YouTube. Com mais de 220 mil inscritos, o canal apresenta críticas às privatizações e retiradas de direitos dos trabalhadores.

Ameaças

O governo do estado vem realizando sucessivas ofertas de ações do Banrisul, enfraquecendo seu caráter público. Recentemente, o ex-presidente do Banco, Mateus Bandeira, conseguiu uma liminar na Justiça, impedindo nova oferta pública. Entretanto, a liminar foi revogada pelo titular da 4º Vara da Fazenda Pública, Vanderlei Deolindo, no dia 29 de agosto.

Em 4 de setembro, uma audiência pública para tratar do assunto foi realizada na Assembleia Legislativa e contou com a presença da Fetrafi-RS, do SindBancários Porto Alegre e Região e outros representantes dos funcionários. Porém, nem o Banco e nem o Governo Estadual enviaram representantes.

Entre os encaminhamentos, foi decidido que a Comissão de Economia da Assembleia solicitaria o acompanhamento da venda das ações ao Tribunal de Contas do Estado e convocaria o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, para esclarecimentos.

Transporte

Quem tiver interesse em participar da Conferência Nacional do Banrisul deve entrar em contato com o Sindicato pelo telefone 3225-4066. O Sindicato irá disponibilizar transporte para os banrisulenses que quiserem se deslocar até a capital gaúcha e participar deste importante encontro.

O que: 27º Encontro Nacional dos Banrisulenses

Quando: 14 de setembro, sábado

Hora: 9 às 12 horas

Onde: sede da Fetrafi-RS (Cel Fernando Machado, 820, Centro Histórico, Porto Alegre)

Com informações da Fetrafi-RS

 

Posts Relacionados

Leave a Reply

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo