Diminuição de investimento na indústria nacional gerou 2 milhões de desempregados

A crise política e a condução da Operação Lava Jato contribuíram para o desemprego

 

Dois milhões de trabalhadores têm sentido na pele as consequências do processo de desmonte da indústria nacional. Valtenir Oliveira dos Santos faz parte desta estatística. O lixador industrial trabalhou no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, e há um ano e meio foi demitido do emprego.

Santos era contratado de uma empresa terceirizada da Petrobras e não recebeu a indenização referente a sua demissão até hoje. O caso do lixador industrial é bem similar aos mais de 30 mil trabalhadores que atuavam no Comperj e foram demitidos. O Complexo Petroquímico foi um dos principais impulsionadores de emprego no estado do Rio.

“Foi um sonho para todos nós, em especial o morador do Rio de Janeiro que tinha a esperança de ficar trabalhando no Comperj. Sofremos este golpe e logo depois tudo desmoronou. Muitos trabalhadores de Itaboraí e São Gonçalo ficaram morando na rua, muitos sofreram depressão, se mataram”, conta Santos que também integra o Movimento Somos Todos um Só Rio composto por trabalhadores desempregados de todo o estado.

Lava Jato é uma das responsáveis pela crise econômica

A crise econômica que tem impactado a indústria nacional encontra a sua origem em uma série de medidas como o ajuste fiscal implementado pelos governos federais, estaduais e municipais; a redução do papel do Estado na economia; as altas taxas de juros; a queda no preço das commodities; a crise política e também a condução da Operação Lava Jato.

 

Fonte: SEEB Florianópolis

Posts Relacionados

Leave a Reply

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo