Bradesco, onde estão os bancários negros?

54% da população, negros e negras são apenas 23,1% dos trabalhadores do banco e enfrentam mais dificuldades para crescer na carreira; Bancarios cobram políticas de promoção da diversidade.

De acordo com dados do IBGE, os brasileiros pretos e pardos (grupos agregados na categoria negros) representam 54% da população. Porém, entre os bancários do Bradesco são apenas 23,1%, percentual inferior à média geral dos bancos brasileiros, 24,8% segundo o Censo da Diversidade 2014.

Se levarmos em consideração somente os pretos, excluindo bancários pardos, a situação é ainda pior. Apenas 3,1% dos bancários do Bradesco são pretos. A representatividade no banco é muito baixa.

Quanto mais alto o cargo, menos negros

A ausência de representatividade de negros e negras no Bradesco se revela ainda mais aguda quando analisados cargos de diretoria, superintendência e gerência.

Nos cargos de gerência, os gerentes pretos representam apenas 0,3% do total de funcionários do banco, pardos 2,95%, enquanto gerentes brancos são 11,2%. Esses dados, incluídos no relatório de sustentabilidade do banco, revelam que negros e negras têm mais dificuldades de ascender profissionalmente no Bradesco, apesar de possuírem formação e competência para isso.

Setor financeiro

Nos bancos brasileiros, negros têm rendimento médio correspondente a 87,3% do rendimento médio dos brancos. E as mulheres negras sofrem ainda mais discriminação: seu rendimento médio corresponde a apenas 68,2% do dos homens brancos. Os dados são do Censo da Diversidade Bancária, levantamento mais recente, realizado em 2014.

No Brasil, a luta contra o racismo, a discriminação e pela representatividade de negros e negras ainda é longa. Por 350 dos seus 517 anos, nosso país impôs a escravidão a quase seis milhões de africanos e seus descendentes, sendo o último país a abolir o regime escravocrata, em 1888. Esse vergonhoso passado se reflete nos dias de hoje em todos os setores, inclusive no financeiro, o mais lucrativo do país.

Fonte: SEEB Santos

Posts Relacionados

Leave a Reply

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo