Banrisul não consegue explicar proposta do PCFS; diretora do Sindicato questiona

Conforme matéria publicada pelo Portal dos Bancários RS, na tarde da última terça-feira (09/05) representantes do Banrisul não conseguiram responder os questionamentos dos sindicalistas, especialmente os que se referem ao futuro dos(as) bancários(as) que optarem por não migrar para o novo PCFS. 

O texto ressalta que, durante todo o processo de elaboração e implantação do novo PCFS, o movimento sindical não foi chamado para debater o tema. “Foi preciso a intervenção do Ministério Público do Trabalho (MPT), para que a direção do Banrisul protelasse o prazo para migração e começasse a explicar melhor a que veio o novo PCFS”, diz um trecho da notícia. 

Raquel Gil, diretora do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região e, também, da Fetrafi/RS, que é membro do Comando Nacional dos Banrisulenses, pediu à direção do Banco que apresente, em uma próxima reunião, um quadro comparativo entre o PCFS atual e o novo, além do percentual de vagas que serão oferecidas em cada quadro para quem desejar concorrer a cargos (funções) comissionados. “Precisamos de muita clareza em relação à isonomia entre os que ficarem no PCFS atual e os que optarem por migrar”, observou.

O futuro daqueles (as) que ocupam os cargos em extinção foi outra dúvida colocada pelos dirigentes sindicais. A todos os questionamentos feitos, as respostas foram vagas e com pouco aprofundamento, demonstrando a dificuldade que a direção do Banco tem enfrentado para esclarecer os banrisulenses sobre o PCFS, o que é compreensível, uma vez que o plano foi elaborado por consultorias externas.

Diante da complexidade da proposta e carência de esclarecimentos, a reunião foi encerrada depois de mais de duas horas. Agora o Comando Nacional dos Banrisulenses aguarda o retorno do Banrisul  em relação a várias pendências trazidas no início da reunião, como  tele-trabalho; processos seletivos; comissões previstas no acordo coletivo; acesso do Sindicato aos novos contratados; e outras questões que ainda estão travando a renovação do acordo de PPR.

Ficou prevista uma nova rodada para a próxima semana, na qual o Banco se comprometeu a trazer retorno sobre as questões pendentes e seguir apresentando elementos do PCFS.

Fonte: Portal dos Bancários RS, com edições do SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo