Sindicato alerta para a importância da representação no Cipa da Caixa: inscreva-se

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) está com inscrições abertas para participação dos funcionários da Caixa. A Cipa é composta por empregados do Banco e representantes dos empregadores, com o objetivo de promover a saúde e a segurança do trabalhador, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais por meio da cobrança dos bancos por melhorias no ambiente de trabalho.

Sabedor da importância desta representatividade junto à Comissão, o Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região (SEEBPel), convoca os funcionários da Caixa para participarem do processo eleitoral, evitando que o seu local de trabalho fique sem representatividade. “O Cipeiro atua como um fiscal das condições de trabalho, nas agências, cumprindo o importante papel de fazer o mapa de risco do local de trablaho e, com base nisso, propor as melhorias necessárias para o Banco”, alerta o diretor Lucas da Cunha, ao evidenciar que, cumprida esta etapa, caso as reivindicações não sejam atendidas, o Sindicato deve ser acionado pelos trabalhadores.

As inscrições, que vão até o dia 1º de maio, podem ser realizadas pela intranet, no sicec.caixa

CONHEÇA A CIPA

O QUE É?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA é formada por colaboradores indicados pelo empregador e eleitos pelos empregados, treinados para colaborar na prevenção de acidentes de trabalho.

QUAL A FUNÇÃO?

Colaborar com a Instituição na prevenção de acidentes, eliminando e/ou reduzindo os riscos.

ATRIBUIÇÕES DA CIPA:

– Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar os Mapas de Riscos.

– Discutir os acidentes ocorridos.

– Sugerir medidas de prevenção.

– Promover e zelar pelas medidas de segurança.

– Despertar o interesse dos colaboradores pela prevenção, fomentando um comportamento preventivo.

– Promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT.

O QUE O CIPEIRO FAZ?

– Identifica os riscos no processo de trabalho e elabora os Mapas de Riscos com o auxílio do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST).

– Realiza periodicamente inspeções para minimizar e/ou eliminar atos e condições inseguras.

– Participa em conjunto com o SOST na investigação de acidentes de trabalho, quando houver, propondo medidas para a solução dos problemas identificados.

– Promove anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).

– Colabora no desenvolvimento e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e outros programas relacionados a segurança.

– Participa da Campanha Anual de Prevenção da Aids.

SEEBPel, com informações do gov.br

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo