Diretores do Sindicato marcam presença no Fórum de debates sobre papel público no sistema financeiro gaúcho

Presentes no “Fórum de debates sobre papel público no sistema financeiro gaúcho”, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na última sexta-feira (8), a partir de uma proposição do deputado Miguel Rossetto (PT), diretores do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região puderam participar das discussões que irão ocorrer ao longo de todo o primeiro semestre de 2024. O objetivo é construir, de forma coletiva, as propostas que serão apresentadas durante o segundo semestre, reforçando os laços entre diferentes segmentos da sociedade no fortalecimento dos bancos públicos estaduais.

A comitiva de Pelotas e Região, presente no Fórum, foi composta pela diretora Raquel Gil, que também faz parte da direção da Fetrafi-RS, e pelos diretores: Fábio da Silveira, Lucas da Cunha, João Paulo da Silveira, Juliano da Rocha, Paulo Fouchy e Rafael da Silva. O delegado sindical do Banrisul, Cristiano Guidotti, também esteve compondo o grupo e avaliou positivamente o encontro. “Foi uma grande oportunidade de discutirmos o Banrisul que nós queremos, abrindo as portas do Parlamento para ouvirmos os anseios de toda a comunicade gaúcha e reforçar, junto à população, o papel do banco público como promotor do deselvolvimento regional”, disse.

Para a diretora Raquel Gil de Oliveira, é importante destacar o trabalho do movimento sindical na construção de espaços como esse. “Mais uma vez, dirigentes sindicais de todo o estado vêm a essa casa discutir o Banrisul que queremos, porque esses dirigentes há muito fazem esta discussão. E estes dirigentes, que fazem a defesa do Banrisul, conseguem historicamente mudar pautas privatistas, porque, se não há mudança destas pautas, esses, que hoje são governo, não conseguem se eleger neste Estado”, ressaltou.

Ao tratar da importância da discussão sobre o papel dos bancos públicos para o fomento da economia gaúcha, o deputado Miguel Rossetto (PT) enfatizou a necesidade de investir em um projeto de desenvolvimento econômico que se paute pelo cuidado com o meio ambiente, alinhando o crescimento econômico com uma agenda ambiental sustentável, e levando em consideração as particularidades do contexto gaúcho. “Superada a agenda das privatizações e consolidadas estas três instituições públicas: Banrisul, BRDE e Badesul, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul tem a responsabilidade de colaborar com uma agenda de desenvolvimento econômico que esteja conectada com a agenda de recuperação econômica que está sendo desenvolvida à nível nacional. Nós temos vivido experiências dramáticas que dão conta da importância destas instituições, a partir do papel desempenhado durante a recuperação das regiões afetadas pelos últimos acontecimentos climáticos”, pontuou o parlamentar.

Já o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, reforçou a importância das instituições financeiras adequarem-se à Reforma Tributária. “Estamos em um momento decisivo porque esta Reforma, que é necessária e importante, vai mudar o padrão da economia brasileira e precisamos estar atentos a isso. Uma mudança que houve, nesse sentido, foi implementada ainda na Constituião de 1988, quando nasceu o ICMS, passando a ter tributação sobre as áreas de serviço e gerando as mesmas confusões que estamos vendo hoje”, enfatizou Lemos, ao lembrar o surgimento do que chamou de “famigerada Lei Kandir”, a qual, até 2003, precisava assegurar aos Estados o repasse de valores para compensar as perdas decorrentes da isenção do ICMS.

Para acompanhar todo o debate ocorrido durante o Fórum assista o vídeo abaixo: 

Redação: Eduardo Menezes / SEEB de Pelotas e Região

Foto: Araldo Neto – Verdeperto Comunicação

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo