Saúde Caixa: maioria reprova a proposta na base de Pelotas e Região

Em assembleia realizada durante todo o dia desta terça-feira, dia 5 de novembro, os empregados e empregadas da Caixa da base de Pelotas e Região rejeitaram a proposta do aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do plano de saúde. Com um aumento bastante significativo na participação da categoria, em relação à última votação, que ocorreu em 2021, 93 bancários disseram “não” à proposta, o que representa 57,41% dos votos de um total de 162 votantes. Foram 68 votos favoráveis à proposta, representando 41,98% dos votantes, e uma abstenção.

A direção do Sindicato avalia positivamente o aumento da participação da categoria na assembleia deste ano, já que na votação anterior, há dois anos, o percentual de participação hava sido de apenas 20,42%. Durante os últimos meses os diretores do Sindicato promoveram um amplo diálogo junto aos empregados e empregadas da Caixa, sendo que dois pontos foram objeto de maior discussão por parte dos bancários: o custeio do plano e a qualidade do serviço que vem sendo prestado na região de Pelotas por meio da atual rede de atendimento.

Outro ponto central, nestas conversas, foi o debate sobre a necessidade de derrubada do teto de custeio da Caixa, limitado a 6,5% da folha de pagamentos, uma vez que a categoria considera importante achar uma saída que não resulte em um aumento na despesa com o serviço. “Nós acolhemos a manifestação da categoria e ressaltamos que, a partir de agora, para que possamos derrubar o teto, será necessária uma grande mobilização e uma participação ainda maior da categoria, porque só assim teremos uma chance de reverter o resultado que está sendo definido a nível nacional”, avalia Lucas da Cunha, diretor de Comunicação e Cultura do Sindicato.

A maior base sindical dos bancários, em todo o país, suspendeu a votação da Assembleia, ainda na parte da manhã, por meio de uma decisão liminar. Com isso, uma nova assembleia foi marcada para a próxima sexta-feira (8), indicando que a mobilização da categoria, nas localidades em que a proposta foi rejeitada pode definir um novo rumo ao processo, a depender de como será o resultado na capital paulista. Além de Pelotas, cidades como: Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Pará rejeitaram a proposta. “A base do nosso sindicato foi consultada e respondemos “NÃO” à proposta da Caixa. Daqui pra frente será necessária muita mobilização e participação de todos para que possamos alcançar um acordo melhor”, explicou o diretor Nathan Irigoyen, ao avaliar o resultado expressado pela base do Sindicato.

Após a conclusão da Assembleia, em São Paulo, haverá uma nova reunião do Comando junto à Caixa, para avaliar o resultado final, abrindo a possibilidade de revisão do posicionamento do Banco.

Redação: Eduardo Menezes / SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 10 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo