Votação para eleições da Funcef começam nesta sexta-feira

Começa na sexta-feira, 22 de abril, e termina na segunda-feira, 25, a votação do primeiro turno das eleições para o terceiro maior fundo de pensão do país – A Fundação dos Economiários Federais (Funcef). Neste pleito, os participantes vão escolher dois conselheiros deliberativos, um conselheiro fiscal e dois diretores – um para a Diretoria de Benefícios e outro para a Diretoria de Administração e Controladoria. A Fetrafi-RS apoia e indica os integrantes do grupo “Juntos – A Funcef é dos Participantes”, que conta com o apoio da maior parte das entidades de trabalhadores do ramo financeiro, como a Fenae e a Contraf-CUT.

Os candidatos são reconhecidos especialmente pelo histórico dos seus integrantes em defesa dos direitos dos trabalhadores. A diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, representante gaúcha dos empregados da Caixa, destaca que os integrantes do grupo são comprometidos com os resultados da Funcef e estão preparados para garantir um bom futuro para os empregados. “Este é um ano decisivo, esta eleição é importantíssima”, reforça, pedindo o apoio dos colegas.

“Estamos em um momento de crescente ameaça à gestão do Fundo, dos recursos dos participantes e do direito de elegermos nossos representantes; portanto, a votação de todos é fundamental. A Fenae apoia os candidatos do Movimento não só pelo comprometimento com a democratização e transparência na Fundação, mas principalmente por defenderem o efetivo envolvimento dos participantes em todos os processos da Funcef e pela capacidade técnica dos seus integrantes”, avalia Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

Takemoto faz referência às mudanças que o governo quer impor nas leis que regulam as entidades fechadas de previdência complementar (leis complementares 108 e 109). A mudança significa a privatização da gestão dos fundos, já que pretende transferir para o mercado financeiro a administração dos recursos dos participantes. De acordo com o Relatório Gerencial de Previdência Complementar do 4º bimestre de 2021, o patrimônio das entidades fechadas atingiu R$ 1,12 trilhão até o final de abril de 2021 – um aumento de cerca de 7% em comparação com dezembro de 2020.

Jair Pedro Ferreira, ex-presidente da Fenae por dois mandatos e atual diretor de Formação da Federação é candidato à diretoria de Benefícios da Funcef e tem atuado para esclarecer os participantes sobre os riscos desta mudança. “Administrar este patrimônio, construído com muito suor dos trabalhadores, é uma velha reivindicação dos bancos privados. E agora o governo quer atender a esse interesse. Somos absolutamente contrários a esse processo e, dentro da Fundação, vamos enfrentar qualquer tentativa de ameaça aos recursos dos participantes”, destaca Jair Pedro Ferreira.

Conheça os candidatos que integram o movimento Juntos – A Funcef é dos Participantes:

Candidatos a Conselheiros Deliberativos

Antônio Messias Rios Bastos – titular
Wagner Ferreira – suplente
Selim Antônio de Salles Oliveira – titular
Helaine Coutinho Cardoso – suplente

Candidatos a Conselheiros Fiscais

Sâmio Cássio de Carvalho Melo – titular
Tamara Siqueira dos Santos – suplente

Diretorias

Rogério Vida – Diretor de Administração e Controladoria
Jair Pedro Ferreira – Diretor de Benefícios

Para conhecer o currículo dos candidatos, acesse as redes do movimento Juntos- A Funcef é dos Participantes

Como votar:

As Eleições da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) de 2022 serão realizadas de maneira on-line, por meio de sistema eletrônico, com acesso por CPF e senha pessoal do eleitor. O acesso ao sistema se dará por meio do autoatendimento da página eletrônica da Funcef ou aplicativo móvel (app) da Fundação.

A votação terá a seguinte ordem – dois candidatos ao Conselho Deliberativo, um candidato para o Conselho Fiscal, um candidato para a Diretoria de Administração e Controladoria e outro para a Diretoria de Benefício. Depois de selecionar os candidatos para todos os cargos, haverá a opção de revisar seus votos. Caso queira realizar alguma mudança, lembre-se que é preciso voltar à primeira opção e escolher novamente os candidatos para cada cargo.

Quem pode votar

– São eleitores os participantes ativos e assistidos, e os maiores de 18 anos com benefício vitalício, que tenham se inscrito até 31 de janeiro de 2022 em planos de benefícios administrados pela Funcef.

– Nas situações em que exista mais de um assistido, cujo benefício tenha tido o mesmo participante ou assistido por origem, será considerado eleitor o beneficiário mais idoso.

Como recuperar senha do Autoatendimento

Caso não se lembre da senha de acesso, saiba, no próprio site da Fundação o passo a passo de como recuperá-la. Veja também o tutorial de como criar uma senha, caso esteja acessando o Autoatendimento pela primeira vez.

Em caso de impossibilidade de acesso, o eleitor poderá esclarecer dúvidas e solicitar informações sobre como votar pelo 0800 706 9000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.

Fonte: Fenae, com edição da Fetrafi-RS

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo