FENAE e APCEFS promovem ações para comemorar Dia Nacional dos Aposentados

biscoito de leite

Os eventos são virtuais e a maioria é nesta segunda-feira (24) e visa o bem-estar de aposentados e pensionistas associados

Todos os anos, entre janeiro e fevereiro, a Fenae e as Apcefs promovem atividades de lazer, qualidade de vida, cultura e esporte alusivas ao Dia Nacional dos Aposentados, comemorado em 24 de janeiro. As ações, extensivas aos familiares dos associados, são voltadas ao bem-estar de aposentados e pensionistas.

Neste ano, devido ao avanço dos casos de Covid-19 e da gripe Influenza (H3N2), muitas Apcefs programaram eventos on-line, enquanto outras adiaram as atividades presenciais previstas, para datas ainda a serem definidas. Há, inclusive, associações que sequer programaram eventos em comemoração ao Dia dos Aposentados. Com isso as entidades associativas demonstram preocupação com a saúde e a vida dos empregados aposentados da Caixa e seus familiares.

Nesta segunda-feira (24), como já é tradição, a Fenae faz um disparo eletrônico da Carta aos Aposentados e Aposentadas da Caixa (acesse aqui), como iniciativa para marcar a comemoração da data, que desde 2009 integra o calendário anual em janeiro de atividades específicas das Apcefs, com o apoio da Fenae.

No Dia Nacional dos Aposentados, haverá ainda o lançamento da plataforma digital Arena Clássicos, com participação de aposentados e pensionistas associados em torneio de jogos clássicos, havendo a possibilidade de participar em mais de um jogo.

Outra iniciativa voltada aos aposentados e dependentes cadastrados se refere ao Clube de Vantagens da Fenae e Apcefs, cujo acesso é pelo site www.fenae.org.br/convenios, com o login Fenae (antigo Mundo Caixa). Para participar do sorteio de duas cafeteiras, basta o aposentado acessar o portal de convênios até o dia 30 de janeiro para concorrer automaticamente. Esse sorteio será realizado em 31 de janeiro e contemplará dois ganhadores.

“O Dia dos Aposentados nas Apcefs é um dos eventos mais importantes do nosso calendário. Trata-se de um momento único no qual prestamos uma justa homenagem aos colegas que foram fundamentais para a história da Caixa e do país, mas também tratamos dos problemas e dos riscos enfrentados por eles. É uma junção entre atividades voltadas para a qualidade de vida e para a conscientização e mobilização”, diz o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Programação do RS

O encontro das aposentadas e aposentados da Apcef/RS, “para cantar e ser feliz”, terá formato virtual em 2022. O evento está programado para o dia 26 de janeiro, das 15h às 16h30. Será uma atividade diferente, alegre e participativa, traduzida em oficina musical on-line ministrada pelo músico e compositor Marcelo Delacroix, com cada participante em seu lugar seguro.  

Histórico

O Dia Nacional dos Aposentados é celebrado em 24 de janeiro. A data foi escolhida por ser o dia em que foi sancionada a primeira lei brasileira destinada à Previdência Social, em 1923, pelo então presidente Artur Bernardes. A lei criava a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Em 1981, a data foi oficializada pelo Congresso Nacional como o Dia Nacional dos Aposentados, por meio da Lei 6.926/81.

Fonte: FENAE, com edição SEEB Sindicato