Banrisul retrocede e reduz drasticamente os cuidados com a disseminação da Covid-19

david pires banrisul

Bastou a grande mídia pressionar um pouco para o Banrisul retroceder no cumprimento dos protocolos de proteção contra a Covid-19. Parou de fechar as agências para sanitização (onde há casos positivados) e reduziu a testagem da equipe, adotando a postura dos demais bancos, como BB e Caixa, que já não vinham agindo de forma segura quanto à questão.

O Banrisul chegou a ter 49 agências fechadas ao mesmo tempo para sanitização. Isso demonstrou a preocupação do Banco com a garantia da saúde de seus funcionários e clientes. Em todos os bancos cresciam o número de infecções por Covid-19, mas apenas o Banrisul seguia à risca os protocolos divulgados e acordados com o movimento sindical.

“Este é um enorme retrocesso e é dissonante com a atual situação. Em um dos momentos de maior disseminação do coronavírus e suas variações, com a OMS aconselhando as autoridades a aumentar a testagem em todo o mundo, os bancos vão na contramão e reduzem os testes”, destaca a diretora de Saúde do Trabalhador e funcionária do Banrisul, Denise Falkenberg Corrêa.

Preocupada com a situação, a Fetrafi-RS enviou uma Notificação Extrajudicial ao presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, apontando a responsabilidade do Banco com as consequências da sua atitude. O ofício lista as principais mudanças introduzidas por nova Instrução Administrativa: 

– Na ocorrência de infeção no local de trabalho, a testagem passou a ser somente do grupo de contato muito próximo ao infectado(a), como se o mesmo não usasse o banheiro, a cozinha, nem tivesse que eventualmente circular em outros ambientes, e, portanto, sujeito diariamente a contato com outros colegas;
– Quando ocorre a infecção de um(a) colega não é realizada a sanitização completa do ambiente de trabalho. Sequer há o fechamento do local de trabalho enquanto ocorre a “limpeza”;
– Contrariamente do que ocorreu anteriormente, as atuais mudanças nos protocolos sanitários da referida IA, foram realizadas de modo unilateral sem qualquer diálogo prévio com a representação dos trabalhadores(as).

Leia a Notificação, clicando no link

O Comando Nacional dos Banrisulenses já entrou em contato com o Banco e aguarda a confirmação de uma reunião para tratar do assunto.

Fonte: Bancários RS