Postos de testagem gratuita já estão em funcionamento

Design sem nome (15)

Desde o início da manhã de ontem, terça-feira (21),  é possível realizar a testagem gratuita contra a Covid-19 em dois pontos da cidade: no Mercado Central e no Pelotas Parque Tecnológico. A partir do dia 8 de janeiro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Laranjal também oferecerá o exame aos sábados e domingos.

Qualquer pessoa pode realizar o teste, basta apresentar um documento de identificação. O resultado do Antígeno fica pronto em menos de 30 minutos. Durante a ação, as equipes realizam ainda abordagens educativas sobre a importância da vacina contra Covid-19. Os que não tiverem recebido nenhuma dose ou apresentarem o esquema vacinal incompleto são orientados a buscar a proteção nos locais mais próximos.

A medida atende a uma portaria da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para a terceira fase do projeto Testar RS.

CRONOGRAMA

Mercado Central – desde ontem, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h – Praça Sete de Julho, 179, na esquina com a rua Tiradentes, Centro

Pelotas Parque Tecnológico – desde ontem, de segunda a sexta, das 8 às 18h – Avenida Domingos de Almeida, 1785, Areal

UBS Laranjal – a partir do dia 8 de janeiro, sábados e domingos, das 8 às 18h – Rua São Borja, 683, Laranjal

* TESTES DE ANTÍGENO (TR-Ag) são exames que detectam o antígeno (proteína) viral do SARS-CoV-2 em amostras do trato respiratório, podendo utilizar como amostra swabs (haste flexível) nasal, nasofaríngeo ou saliva. São opções mais baratas, rápidas e de fácil execução para detectar uma infecção ativa.

Fonte: Prefeitura de Pelotas, com edição SEB Pelotas e Região