FUNCEF: participantes do REG/REPLAN optam por manter prazos e taxas atuais

Funcef1_9mar

Segundo a Fenae, mesmo diante do pouco tempo, os participantes mostraram que querem ser ouvidos. Consulta contabilizou os votos de mais de 20 mil ativos e assistidos

Em consulta realizada pela Fundação dos Economiários Federais (Funcef), cerca de 70% dos participantes do REG/Replan optaram por manter os prazos e taxas de contribuição extraordinária sobre o alongamento dos equacionamentos previsto pela Resolução CNPC 30/2018.  

“A manifestação dos participantes é de extrema importância. Mesmo diante do pouco tempo, estes dias de debates, questionamentos e esclarecimentos, mostraram à Funcef o quanto os participantes anseiam por fazerem parte das decisões que os afetem coletivamente. Os participantes mostraram que querem ser ouvidos”, ressaltou o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto. 

A consulta, realizada entre os dias 1º e 10 de novembro, contabilizou a manifestação de 20.064 ativos e assistidos, que representam 33,39% dos 60.088 participantes do REG/Replan aptos a votar. Isso significa que o quórum mínimo estipulado pela Fundação (20%) foi alcançado. 

Vale lembrar que a consulta aos participantes do REG/Replan em relação à aplicação do CNPC 30 foi realizada após três anos de muitas cobranças da Fenae e entidades representativas e, onde a Federação deixou clara a posição favorável sobre a aplicação da resolução 30/18 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) ao equacionamento e também solicitou o alongamento do prazo da consulta para sanar todas as dúvidas dos participantes.  

Para a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, a realização da consulta reforçou a importância do aprofundamento do debate sobre a Funcef e sua gestão. “Ficou claro que precisamos debater mais os conceitos previdenciários e consultar os participantes. Isto precisa se tornar uma prática constante da direção da Funcef”, afirmou a diretora. 

Resultado final da consulta  

Placar_geral1.png

Separando por modalidade, a opção por manter foi escolhida por 68,38% dos 18.290 participantes do Saldado que se manifestaram e por 81,34% dos 1.774 ativos e assistidos votantes do Não Saldado.     

De acordo com a Funcef, considerando o resultado da manifestação, a Fundação manterá os termos dos planos de equacionamento vigentes, sem a extensão do prazo, possibilidade prevista pela CNPC 30. A participação na consulta não implicou em concordância com os planos de equacionamento vigentes, nem configura renúncia de direitos a eles relacionados. 

Dúvidas – Em caso de dúvida, entre em contato com a Funcef, pelo chat no aplicativo da Fundação, das 9h às 16h, pelo Fale Conosco ou ligue para o telefone 0800 706 9000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.

Fonte: Fenae