Pelotas registra aumento na taxa de transmissão da Covid-19

Em ritmo permanente de aumento do contágio pela Covid-19, Pelotas registrou mais quatro óbitos nesta quarta-feira, dia 16 de junho. Mesmo batendo recorde no número de novos casos da doença, na terça (15), ainda ontem também foram confirmados mais 224 infectados no munícipio.

De acordo com os dados divulgados pelo Painel Covid-19, a cidade de Pelotas vive um momento de elevação na taxa de transmissão (RT), com o índice passando de 0.80, no dia 7 de junho, para 1.24 nesta quarta (16). Conforme explicações disponíveis no próprio Painel da Prefeitura, esses números ajudam a estimar a situação do contágio no município. “Quando o RT está em 1.0, sabe-se que 100 pessoas contaminam, em média, outras 100 pessoas”, explica a nota informativa cuja complementação alerta para o fato de que, ao ultrapassar a taxa de 1.0, espera-se um aumento no número de casos.

Gráfico: reprodução do Painel Covid-19

Ao todo, 39.928 pessoas já contraíram o vírus, em Pelotas. Destas, 902 vieram a óbito e 61 encontram-se internadas em estado grave. A taxa de ocupação dos leitos de UTI também está elevada, chegando a 128%. Diante do colapso do sistema de saúde, no município, até o final da tarde desta quarta-feira (16), sete pessoas aguardavam por vagas nas Unidades de Terapia Intensiva. Além disso, um total de 550 exames encontram-se em análise, desde ontem, o que indica que a situação pode ser ainda mais grave.

Redação e imagem: Eduardo Menezes / SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo