Prioridade dos bancários na vacinação contra Covid-19 ganha força

Bancários estão na linha de frente e tem que ter prioridade!

A luta pela inclusão dos bancários no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19 ganha força. Na última segunda-feira (7), o deputado federal Zé Carlos (PT/MA) protocolou, na Câmara dos Deputados, a indicação para que o Ministério da Saúde priorize a categoria no Plano Nacional de Imunização (PNI).

No pedido, Zé Carlos, ex-bancário da Caixa, argumenta que os trabalhadores prestam serviço essencial, atendendo a população de maneira presencial durante a pandemia. “A atividade bancária […] tem exigido dos bancários que estes trabalhem várias horas por dia em contato direto e próximo com o público que vem da rua, o que, por si só, já justificaria que esses profissionais estivessem na prioridade para a vacina”.

Em pronunciamento na Câmara nesta quarta-feira (9), a deputada Erika Kokay (PT/DF) também defendeu a imunização da categoria como prioridade. “A categoria bancária está sendo vítima de uma não priorização no plano de imunização. A categoria precisa ser imunizada, precisa estar entre as prioridades para que possa exercer sua função com segurança”, disse a deputada.

Além dos parlamentares, as entidades associativas e sindicais se mobilizam para incluir a categoria entre as prioridades para imunização. É importante lembrar que os bancários fazem parte das categorias essenciais, de acordo com o Decreto nº 10.282/2020.   

Fonte: Fenae, com edição SEEB Pelotas e Região