Santander anuncia novas medidas na pandemia

Graças às constantes cobranças do movimento sindical, o Santander anunciou, nesta quarta-feira (24/03), novas medidas devido ao avanço da pandemia no país. As ações visam proteger a vida dos funcionários.

De acordo com a medida, as equipes dos edifícios centrais serão reduzidas. Cabe a cada vice-presidente indicar quem vai trabalhar de forma presencial ou remotamente ou quem vai estar em feriado nas cidades que anteciparam. Os dias serão compensados com o banco de horas existente em cada vice-presidência em até 6 meses, ficando a cargo dos trabalhadores gerenciar os bancos de horas juntamente com o gestor.

Quanto à rede de agências, o banco informou que será fechado um grande número de lojas nas próximas duas semanas e o horário de atendimento ao público será reduzido até às 14h. A equipe de varejo informará quais lojas estão temporariamente fechadas, mas os trabalhadores podem ser direcionados para ajudar no atendimento de forma remota.

O Santander vai enviar comunicado aos clientes para darem prioridade ao uso dos canais digitais. O banco também informou a antecipação de 100% do 13º salário a todos, com pagamento em 30 de abril.

Foi reforçado a disponibilidade do PAPE (atendimento psicológico durante a pandemia) 24 horas por dia, 7 dias na semana. Uma importante medida é o atendimento nas agências que será apenas para serviços essenciais, como pagamento de benefícios e desbloqueio de cartões, mantendo um contingente mínimo de funcionários que pode variar entre 15% e 40% do quadro, assim como os departamentos deverão ter redução do quadro no presencial.

O Comando Nacional dos Bancários e os sindicatos aprovam a iniciativa. A única discordância é sobre a compensação das horas trabalhadas nos feriados. Os acordos coletivos de trabalho vigentes garantem que as horas trabalhadas em feriados sejam pagas, e serão tomadas as medidas cabíveis em para proteger os direitos dos trabalhadores.

Fim das demissões

Os sindicatos seguem cobrando outras medidas não atendidas pelo banco, como a suspensão das demissões e a redução de metas. A oferta de vacinas contra gripe é outra reivindicação. Já foi solicitado que o Santander divulgue o calendário o quanto antes, e foi definido que em abril serão publicadas as datas para imunização.

Fonte: SBBA

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo