Aumenta número de regiões sob bandeira vermelha no RS: Pelotas segue em bandeira laranja

O mapa preliminar da 40ª rodada do Modelo de Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul indica que a maioria das regiões do Estado está com alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus. 

Divulgado na última sexta-feira (5), o mapa traz 13 regiões em bandeira vermelha – duas a mais do que na rodada anterior. Pelotas, no entanto, permaneceu com bandeira laranja.

Entre os indicadores monitorados pelo modelo, chamam a atenção a redução no número de pacientes confirmados com coronavírus em leitos clínicos (-7%) e um pequeno aumento nos leitos de UTI (+3%). Levando em conta esses dados, a avaliação é que há um quadro de estabilidade no número total de leitos de UTI ocupados em todo o Rio Grande do Sul. Houve também redução nos registros de novas hospitalizações (-19%), de casos ativos (-17%) e de óbitos por covid-19 (-15%).

Embora os dados indiquem estabilização e a vacinação será ampliada com a expectativa de envio de novas doses ao Rio Grande do Sul neste final de semana, as cores do mapa preliminar alertam para a gravidade da situação no Estado, destaca o governo estadual.

Com a proximidade do Carnaval, o Gabinete de Crise chama a atenção para que a população siga respeitando os protocolos, principalmente quanto à higienização constante, evitar aglomerações e uso obrigatório de máscara em todas as bandeiras.

Fonte: Sul 21, com edição SEEB Pelotas

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo