Sindicato participa do Dia Nacional de Luta contra demissões em massa no Itaú
Representantes dos empregados da Caixa divulgam carta aberta repudiando reestruturação
Entidades representativas dos empregados da Caixa divulgaram uma carta aberta à direção do banco, na última quarta-feira (2), condenando a realocação de trabalhadores lotados em gerências Executivas de Governo (Gigov), gerências Executivas de Habitação (Gihab), Representação Jurídica (Rejur), entre outras unidades, realizadas nos últimos dias.
O documento é assinado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal (ANEAC), Federação Nacional das Associações de Gestores da Caixa (FENAG) e a Associação Nacional dos Empregados da Caixa no Trabalho Social (SOCIALCAIXA).
“Ainda que a saída de empregados da CAIXA, em face de aposentadorias, seja por iniciativa própria ou através de PDV’s, bem como a adoção de novas formas de trabalho, tais como o Home Office, tenham tornado o espaço físico de algumas unidades maior que o de outrora, entendemos que a readequação destas unidades deveria seguir um planejamento prévio e a devida transparência, ainda mais em um período em que a saúde pública recomenda o isolamento social”, destacam as entidades.
Na carta, os representantes dos trabalhadores condenam a forma como vem sendo feita a realocação, prejudicando não somente as condições físicas, mas também emocionais dos empregados, que já têm sido afetados pela pandemia e pela sobrecarga de trabalho.
“Manter as condições mínimas para realização dos trabalhos é dever e responsabilidade da empresa. No entanto, a forma escolhida vem disseminando somente insegurança. Além disso, outras variáveis deveriam ser levadas em conta. Por exemplo, há casos em que a CAIXA, devido à quebra do contrato de locação, terá que arcar com multas e outras indenizações previstas contratualmente”, pontuam.
Confira a íntegra do Carta Aberta à Direção da Caixa!
Fonte: Fenae, com edição Seeb Pelotas