Dia de Luta mobiliza bancários em defesa da Caixa

SP BANCARIOS

Uma grande manifestação nas redes sociais ontem, quinta-feira (23), chamou a atenção para a importância da Caixa para o Brasil. Com a hastag  #MexeucomACaixaMexeuComOBrasil, os empregados do banco denunciaram o desmonte da instituição e também a falta de condições de trabalho nas agências. 

A Caixa tem se mostrado imprescindível ao país durante a crise causada pelo novo coronavírus. Até hoje, efetuou o pagamento do auxílio emergencial a 65,2 milhões de pessoas e ainda tem a responsabilidade de liberar os saques do FGTS para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores. Sem contar o apoio à economia com o fornecimento de crédito às pequenas empresas.

Mesmo com tamanha atuação, o governo não desistiu da privatização e quer vender partes importantes da instituição ainda neste ano. É o caso da Caixa Seguridade. A ação acarretará no encolhimento da função social do banco.

Os trabalhadores também denunciaram a cobrança de metas abusivas e pressão para o retorno ao trabalho em meio à pandemia, já que o banco deixou a cargo das chefias das áreas o retorno presencial ao trabalho. 

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia