Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.

Acordo nacional dos bancários deve incluir regulação do teletrabalho

Categoria definiu, em conferência nacional, reivindicar dos bancos aumento real de 5% para salários, tíquetes, PLR

Em tempos de pandemia e isolamento, bancários de todo o Brasil decidiram cobrar dos bancos a regulação do trabalho em home office. Essa é uma das principais reivindicações para o acordo nacional da categoria, definida em conferência nacional realizada nos dias 17 e 18 de julho, na semana passada.

Com 635 delegados reunidos de forma virtual – representando 118 sindicatos e 10 federações –, os empregados de bancos públicos e privados definiram também cobrar dos bancos 5% de aumento real (acima da inflação). O reajuste deve valer para salários, tíquetes e participação nos lucros ou resultados (PLR).

De casa

Diante da realidade do trabalho feito em casa, incluir na pauta uma cláusula para tratar desse assunto é considerado fundamental. A pauta será entregue aos bancos na próxima quinta-feira (23),

“Foi importante a aprovação da inclusão desta cláusula, para impedir que os bancos decidam, unilateralmente, colocar os trabalhadores em trabalho remoto e não se responsabilizem, por exemplo, pelos custos e o fornecimento de todos os equipamentos necessários”, afirma a presidenta da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira.

“Inclusive mesas e cadeiras ergonômicas, para evitar o adoecimento dos trabalhadores. Também não aceitaremos corte de benefícios ou redução dos rendimentos devidos”, avisa a dirigente.

Sem imposições ou custos

A cláusula para o acordo nacional, que pretende regular o home office, afirma que o trabalho nesses moldes não pode ser imposto pelo bancos. Além disso, estabelece que os custos do teletrabalho sejam arcados pelos empregadores,  incluindo equipamentos de trabalho e mobiliário ergonômico.

A cláusula proíbe, ainda, que sejam retirados direitos dos trabalhadores que cumprirem suas funções em suas casas. O vale-transporte/combustível, por exemplo, deve ser fornecido com valor proporcional aos dias de comparecimento do trabalhador no banco onde deverão estar pelo menos uma vez por semana, de acordo com a reivindicação da categoria.

Entre bancos públicos e privados, são 453 mil os bancários em todo o Brasil. Em 2016, antes do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, eram 512 mil, frisam os dirigentes da categoria.

Desafios

A presidenta da Contraf-CUT destaca o caráter histórico da campanha de 2020 para a construção do acordo nacional da categoria. “Tivemos muito trabalho para realizar esta conferência totalmente virtual. Foi uma experiência diferente, de muito aprendizado”, avalia.

“Conseguimos realizar uma excelente conferência, com debatedores que acrescentaram muito na leitura da conjuntura, assim como para elaborarmos e aprovarmos nossa pauta de reivindicações, que agora devem ser aprovadas em assembleias a serem realizadas pelos sindicatos da categoria em todo o país na segunda (20) e terça-feira (21)”, explica Juvandia.

Uma das coordenadoras do Comando Nacional, Ivone Silva, explicou que a campanha deste ano, por conta da necessidade de isolamento social na pandemia, também será virtual. Mas isso, avalia, não irá enfraquecer a luta dos bancários.

“Realizamos nossa conferência nacional de forma virtual, antes dela as conferências estaduais, os congressos nacionais do BB e da Caixa e os encontros de bancos privados também foram realizados virtualmente”, detalha a dirigente. “Estamos utilizando a tecnologia a nosso favor”, afirma.

Os bancários mantiveram todas as demais reivindicações apresentadas aos bancos no ano passado, com destaque para o combate às metas abusivas. A campanha terá, ainda, como prioridade, a manutenção dos empregos, dos direitos e a defesa dos bancos públicos.

Responsabilidade social

Entre as moções e resoluções aprovadas pelos trabalhadores, estão a solidariedade às famílias das vítimas da covid-19; contra o racismo estrutural e pelo fim da violência policial; repúdio ao Santander; apoio ao meio ambiente, aos povos indígenas e aos quilombolas. Os trabalhadores manifestaram-se também sobre a importância do engajamento nas eleições 2020 e na luta pelo “fora Bolsonaro”.

Com informações RBA

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo