Pelotas registra cerca de 2,8 mil testes para o novo coronavírus

Doctor show rapid laboratory COVID-19 test for diagnosis new Corona virus infection(novel corona virus disease 2019 or COVID)from Wuhan, ready for screening and treatment. Pandemic infectious concept

Foto: Getty Images/iStockphoto

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da SMS, mil exames foram feitos por laboratórios credenciados ao Ministério da Saúde

Pelotas alcançou a testagem de cerca de 2,8 mil moradores. O levantamento, atestado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS), inclui testes rápidos e exames PCR feitos desde março, quando surgiram os primeiros registros da doença, a Covid-19, na cidade.

Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica, Carmem Viegas, do total de testes realizados no município, aproximadamente mil realizaram-se a partir de material coletado e analisado por laboratórios credenciados ao Ministério da Saúde. O trabalho do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) respondeu por 300 exames de pessoas residentes no município. “Importante destacar que esses números são acumulativos desde março”, informa Carmem.

Análises da UFPel

Além dos notificados ao e-Sus, sistema de informações do Ministério da Saúde, há os testes rápidos efetuados por intermédio da pesquisa desenvolvida pela UFPel, com a proposta de mapear a progressão da pandemia no terrítório gaúcho. Nas três etapas executadas, até agora, análises de 1,5 mil habitantes de Pelotas foram concluídas: deste contingente, três moradores receberam confirmação para infecção pelo Sars-CoV-2.

Fonte: Diário da Manhã e Prefeitura Municipal de Pelotas