Reitores de instituições federais do RS defendem adiamento do Enem

Reitores e reitoras das universidades públicas e institutos federais do Estado do Rio Grande do Sul divulgaram, na última quarta-feira (13), uma manifestação conjunta em que defendem o adiamento das datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020.

O Enem está previsto para ocorrer no formato presencial nos dias 1º e 8 de novembro e, no formato digital, nos dias 22 e 29 de novembro. Uma preocupação que surge em relação às datas é sobre o tempo de preparação dos alunos, visto que uma grande parcela dos estudantes estão sem aulas devido ao coronavírus.

Para os reitores, o contexto de crise sanitária mundial e a necessidade de isolamento social para a contenção da covid-19 torna necessária a suspensão completa e imediata do cronograma para realização das provas do Enem 2020.

“No setor da educação, vários países implementaram a suspensão das atividades presenciais em suas instituições e já adiaram seus exames nacionais de acesso ao ensino superior, levando em consideração que muitos estudantes, em situação de vulnerabilidade, lutam pelas suas vidas. Entendemos que nenhum estudante deva ter seu ingresso na educação pública prejudicado pela pandemia”, diz a nota.

Confira a íntegra do manifesto:

Vivenciamos uma emergência de saúde pública, sem precedentes, em nossa história, decorrente do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de uma crise de proporções catastróficas, segundo a Organização Mundial de Saúde. Momento em que o Brasil enfrenta, como o resto do mundo, uma pandemia que já contabiliza mais de 130 mil casos confirmados da SARS-CoV-2.

Em face de tal cenário não há, ainda, uma clara definição de prazos para o término das medidas de Isolamento Social e, portanto, do fluxo convencional do ensino médio.

No setor da educação, vários países implementaram a suspensão das atividades presenciais em suas instituições e já adiaram seus exames nacionais de acesso ao ensino superior, levando em consideração que muitos estudantes, em situação de vulnerabilidade, lutam pelas suas vidas. Entendemos que nenhum estudante deva ter seu ingresso na educação pública prejudicado pela pandemia.

As Universidades Públicas e Institutos Federais gaúchos permanecem atentos à sua responsabilidade com a saúde da população recomendando que todas as medidas apontadas pela Organização Mundial de Saúde sejam adotadas com seriedade. As medidas de distanciamento físico, neste momento, são essenciais para que possamos, no futuro, retornar com segurança às atividades presenciais. Quando for planejado o retorno gradativo das atividades, as Universidades Públicas e Institutos Federais gaúchos deverão ser os últimos a retornar às aulas, eventos e processos seletivos de ingresso, que representam aglomerações e os riscos inerentes de recrudescimento da epidemia. Nesse momento, todas as nossas atenções estão voltadas ao enfrentamento da pandemia e não podemos interromper essas ações enquanto elas forem necessárias para sua contenção.

Nesse sentido, nós, reitores das Universidades Públicas e Institutos Federais do Estado do Rio Grande do Sul, manifestamos nossa preocupação e sugerimos revisão dos prazos e datas estabelecidas no Edital n° 25 do Ministério da Educação, publicado em março de 2020. O referido edital projeta seu cronograma de inscrições e aplicação em meio ao cenário pandêmico, em dissonância com as práticas adotadas de distanciamento social (no mundo inteiro) e suspensão das atividades presenciais no setor educacional em todos os seus níveis.

Dessa forma, solicitamos fortemente, a suspensão completa e imediata do cronograma para realização das Provas do ENEM 2020, enquanto aguardamos a análise da evolução da Pandemia para elaboração de novo calendário. Assim estaremos favorecendo o equilíbrio de condições e de oportunidades aos candidatos, no acesso ao sistema.

Fonte: Sul21

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo