Pacientes com sintomas gripais devem procurar UBSs apenas pela manhã

Objetivo da Secretaria de Saúde é evitar que pessoas com e sem sinais de síndrome gripal encontrem-se dentro das unidades, para minimizar e prevenir a propagação de doenças

Uma das maneiras encontradas pela Prefeitura para minimizar e prevenir a propagação de síndromes gripais e do novo coronavírus na cidade foi a divisão dos turnos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme a necessidade do atendimento, protegendo quem busca o serviço para outros procedimentos de rotina e não apresenta quadro gripal.

Todo paciente com sinais de gripe, que precise do atendimento da UBS, deve ir ao local no turno da manhã, das 8h às 12h. A parte da tarde, das 13 às 17h, será dedicada a quem busca outros serviços de saúde, como vacina, receita e pré-natal. O objetivo da divisão de horários é evitar o contato com pessoas que apresentem sintomas gripais. Entre os turnos, a limpeza das unidades será reforçada para higienizar os espaços.

Em função da pandemia, a territorialização da Atenção Primária está suspensa, ou seja, é possível procurar atendimento em qualquer UBS, independentemente do local de residência. A recomendação é de que a unidade mais perto seja priorizada, a fim de evitar maiores deslocamentos.

Quando devo procurar a UBS?

A Unidade Básica pode ser procurada por pessoas com síndrome gripal SEM sinais de gravidade, mas que apresentam febre e manifestações intensas de tosse e coriza. Os pacientes COM sintomas graves da doença, como falta de ar, devem se dirigir imediatamente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal e, posteriormente – depois de inaugurado – ao Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, sediado no prédio da UPA Bento.

Aqueles com síndrome gripal SEM sinais de gravidade devem seguir a orientação do isolamento domiciliar por 14 dias, bem como seus familiares, além de cumprir as recomendações de precaução e higienização.

UBSs Leocádia, Balsa, Cohab Fragata e Loteamento Osório

A partir desta semana, as equipes das UBSs Leocádia, Balsa, Cohab Fragata e Loteamento Osório estarão, temporariamente, atendendo em unidades básicas próximas no mesmo bairro: UBSs Bom Jesus, Puericultura, PAM Fragata e Simões Lopes, respectivamente. Esta mudança corresponde a outra providência tomada pelo Município para reorganizar o sistema público de saúde, com vistas a prestar atendimento mais qualificado à população de cada bairro. A unificação temporária das equipes tem o intuito de fortalecer o serviço em cada uma destas regiões. O atendimento retorna à normalidade em cada UBS após o período de pandemia da Covid-19.

Confira as alterações:

  • UBS Bom Jesus e UBS Leocádia: atendimento das equipes será na UBS Bom Jesus
  • UBS Puericultura e UBS Balsa: atendimento das equipes será na UBS Puericultura.
  • UBS PAM Fragata e UBS Cohab Fragata: atendimento das equipes será feito na UBS PAM Fragata
  • UBS Simões Lopes e UBS Loteamento Osório: atendimento das equipes será na UBS Simões Lopes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo