Hospital ward with beds and medical equipment interior of new empty hospital room.

Coronavírus: Brasil terá falta de leitos mesmo em cenário mais otimista

Estudo apontou que, mesmo em cenários positivos, faltariam leitos para atendimentos de casos graves

Um grupo ligado ao Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontou que, num cenário com 0,1% da população infectada pelo coronavírus em um mês, faltariam leitos em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para o atendimento dos casos mais graves em 44% das regiões em que o Sistema Único de Saúde (SUS) agrupa os municípios do País. Mesmo em cenário otimista, haverá falta de leitos. Uma taxa de infecção de 0,1% será alcançada no Brasil quando 210 mil pessoas tiverem contraído o novo coronavírus. O País tem 8 mil confirmações da Covid-19, com 327 mortes.

Tendo como base experiências de países atingidos antes pela pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 14% das pessoas infectadas pelo coronavírus precisarão de internação hospitalar e pelo menos 5% terão necessidade de atenção maior e de equipamentos das UTIs. Os dados foram publicados no jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o grupo da UFMG, num cenário mais pessimista, em que o contágio atingiria 1% da população em um mês, os hospitais de 95% das regiões ficariam sobrecarregados, sem leitos para os casos mais graves. Em 51% das regiões, também não haveria aparelhos de ventilação pulmonar suficientes para auxiliar os doentes.

Fonte: Brasil 247

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo