Fim do convênio Prisma prejudica bancários

A decisão unilateral do INSS significa um delay de até 15 dias no pagamento atual; A Previ está em contato com o INSS para obter esclarecimentos e orientações para informar os participantes

O INSS decidiu unilateralmente cancelar o convênio Prisma e deixará de realizar o adiantamento do pagamento de benefícios e o trânsito dos valores na folha de pagamento da Previ e Funcef a partir de março, passando a ser creditados em conta corrente diretamente. A informação chegou aos aposentados através de comunicado oficial e o INSS divulgará o novo calendário de pagamento.

Até fevereiro, o pagamento na Previ continuará a ser realizado no dia 20 de cada mês, já o pagamento de março deverá ocorrer até o quinto dia útil de abril.

Na avaliação da direção da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, o INSS também perde com a medida, pois haveria economia de processos que eram assumidos pelas entidades fechadas de previdência complementar, como Previ e Funcef.

A medida ocorre praticamente um mês após o leilão da folha de pagamento de benefícios, que vai aumentar em R$ 24 bilhões os cofres do governo nos próximos cinco anos. Os banqueiros, por sua vez, ganham em serviços e produtos que venderão aos aposentados, como o consignado que é altamente rentável e tem inadimplência próxima de zero, segundo a Anapar.

O convênio também trás outros prejuízos ao trabalhador em vias de se aposentar ou nos casos de concessão de pensão por morte.

A Previ informou que está em contato com o INSS para obter esclarecimentos e orientações para informar os participantes.

Foto: Agência Brasil

Fonte: Redação Spbancarios

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo