Banco do Brasil abonará horas dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
Governo Leite cancela venda de ações do Banrisul
Mercado sinalizou que ao invés de obter um valor de aproximadamente R$ 23,00 por cada ação, o governo ganharia apenas R$ 18,50
A venda de novo lote de ações do Banrisul, que havia sido anunciada pelo governador Eduardo Leite nos últimos dias, terminou chocando-se contra a dura realidade do mercado. O governo – que pretendia arrecadar cerca de R$ 2,2 bilhões com a operação – desistiu da venda ao constatar que iria obter uma arrecadação inferior a R$ 1,5 bilhão, bem abaixo da intenção original. A suspensão foi anunciada na manhã desta quinta-feira, 19/09, por meio de um comunicado de Fato Relevante encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários e ao mercado financeiro, seguido de entrevista à imprensa no Palácio Piratini. O preço por ação, sinalizado pelo mercado, ficou bem aquém daquele calculado pelo governo quando decidiu vender as ações – a R$ 23,00 cada. Conforme as projeções, o governo obteria com a venda dos papéis (com direito a voto) um preço de apenas R$ 18,50 por ação.
Sem unanimidade
A iniciativa de vender as ações não tinha unanimidade nem entre os partidos da base de apoio do governo. Deputados estaduais de diferentes partidos convocaram uma coletiva para esta quinta-feira, com o objetivo de lançar um manifesto contra a venda de ações do Banrisul. “Repetindo o que havia feito o governo Sartori, Leite quis vender pouco a pouco o patrimônio acionário do banco para botar em dia as contas da administração estadual. É como vender o almoço para comprar o jantar”, disse o presidente do SindBancários. “Mas o próprio mercado vem demonstrando que esta operação não vale a pena”, afirmou Everton Gimenis.
Fonte: Banrisul, Sul 21 e Gaúcha ZH. Edição da Imprensa SindBancários.



