Datafolha: otimismo com posse de Bolsonaro é o menor desde 1989

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira (1º) pelo jornal Folha de S. Paulo aponta que 65% dos brasileiros acreditam que o governo de Jair Bolsonaro (PSL) será ótimo ou bom. O percentual é 10 pontos percentuais acima dos votos válidos que ele recebeu no segundo turno (55%), mas um patamar abaixo do que tradicionalmente ocorre nas posses de presidentes em primeiro mandato.

A série histórica do Datafolha foi iniciada quando Fernando Collor (PRN) assumiu em 15 de março de 1990. Na época, 71% dos entrevistados diziam ter expectativa positiva. Em janeiro de 1995, 70% se diziam otimistas com a posse de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O maior percentual, 76%, foi registrado oito anos mais tarde, quando Luiz Lula da Silva (PT) iniciava sua presidência. Em 2011, 73% tinham expectativa positiva para o mandato de Dilma Rousseff (PT).

Por outro lado, o otimismo com a posse de Bolsonaro é maior do que nas posses para os segundos mandatos de FHC e Dilma, 41% e 50%, respectivamente. O Datafolha não fez a pesquisa em janeiro de 2007, quando da segunda posse de Lula.

Para além dos otimistas, 17% dos entrevistados disseram acreditar que o governo de Bolsonaro será regular, 12% que será ruim ou péssimo e 6% não souberam opinar. O Datafolha entrevistou 2.077 pessoas entre os dias 18 e 19 de dezembro em 130 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Foto: Tania Rego/ Agência Brasil

Fonte: Sul 21

Posts Relacionados

Leave a Reply

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo