Empregados vestem-se de branco em protesto por mudanças no Super Caixa
Empregados vestem-se de branco em protesto por mudanças no Super Caixa
A campanha e o abaixo assinado Vendeu/Recebeu exigem mudanças no sistema de comissões aplicado à rede de varejo e atacado do banco.
A mobilização da campanha nacional “Vendeu/Recebeu” contou com a adesão de bancárias e bancários de norte a sul do Brasil. Nesta sexta-feira (19), empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal vestiram-se de branco para protestar contra o modelo de remuneração do Super Caixa, sistema de comissões aplicado à rede de varejo e atacado do banco. Em Pelotas e região a mobilização também envolveu as agências e empregados da Caixa.
A mobilização da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Contraf-CUT, Apcefs e Sindicatos faz parte da campanha Vendeu/Recebeu para ampliar o debate sobre o SuperCaixa e pressionar por mudanças no modelo atual. Paralelo à campanha, as entidades também lançaram um abaixo-assinado com o mesmo nome.
Os empregados cobram mudanças no regramento, especialmente no que diz respeito às comissões e à forma de reconhecimento do desempenho dos empregados, que diariamente vendem produtos e serviços, atendem a população e sustentam os resultados da empresa.
Para a Fenae, o modelo atual não reflete adequadamente o esforço, a responsabilidade e a dedicação dos trabalhadores da Caixa, que estão na linha de frente do banco público. A campanha Vendeu/Recebeu defende um princípio simples e justo: quem vende precisa receber.
“A campanha realizada nesta sexta-feira foi um verdadeiro sucesso. A iniciativa é mais uma forma de engajamento e de mobilização dos empregados da Caixa para que estejam atentos às injustiças decorrentes do novo regramento imposto pela direção do banco, que afeta o pagamento de condições mais justas no programa de desempenho dos trabalhadores”, destaca Sergio Takemoto, presidente da Fenae.
O Diretor de Comunicação e Cultura do Sindicato e membro da CEE Caixa, Lucas Cunha, destaca a necessidade de mobilização dos empregados para que mudanças ocorram: “na última reunião que tivemos com a Caixa a empresa não sinalizou qualquer tipo de mudança no programa, em que pese as diversas reclamações dos empregados. É hora de mostrarmos nossa insatisfação e mobilização e exigirmos uma mudança de postura da Caixa!”
O direto de Saúde e Previdência da Fenae, Leonardo Quadros, reforça que o novo modelo de remuneração variável, atrelado às vendas de produtos do banco, tem ampliado a pressão sobre os trabalhadores e comprometido a previsibilidade da renda.
“A mobilização e o apoio de todos são fundamentais para que saiamos vitoriosos, que é a valorização do nosso trabalho e do reconhecimento pelo esforço diário de quem se dedica diariamente pelo crescimento da Caixa”, defende. “Quanto mais assinaturas conseguirmos, maior será a visibilidade da insatisfação dos empregados e mais clara será a mensagem enviada à Caixa” reforça Leonardo Quadros.
Abaixo-assinado
Além da participação na mobilização, os empregados são chamados a assinar o abaixo-assinado da campanha “Vendeu, Recebeu”, instrumento fundamental para demonstrar à Caixa o grau de insatisfação com as regras atuais do programa. O número de assinaturas será um indicativo claro de que os trabalhadores querem mudanças e um modelo mais justo.
Vendeu. Recebeu. É direito. É justo.
Participe da mobilização! Vista branco, tire sua foto, publique nas redes e marque #vendeurecebeu
FENAE
Edição: SEEBPelotas

