Em todo país, milhares protestam contra anistia e PEC da Blindagem

Milhares de pessoas foram as ruas das capitais do Brasil neste domingo (21) para protestar contra a anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado e a chamada PEC da Blindagem, que prevê exigência de autorização do Congresso para processar criminalmente deputados e senadores. 

“Vivemos um momento sensível no Brasil, onde a nossa democracia foi e está sendo testada pelas forças do ódio, do racismo e corrupção, as forças da extrema direita. Ontem o povo foi pras ruas e deu resposta firme contra a anistia dos golpistas da extrema direita. As ruas tem donos e são dos brasileiros. Brasil soberano sem interferência externa”, declarou Roger Carré, dirigente do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região.

Foram registradas multidões nas ruas de grandes cidades como Salvador, Recife, Natal e Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, 33 cidades tiveram atos, incluindo todas as capitais. Com o mote “Congresso Inimigo do Povo”, os manifestantes exigiram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, entre outros crimes.

Pelotas

Movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos realizam nesta quarta-feira (24), às 17h, um ato público em Pelotas contra a anistia a envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023 e em repúdio à chamada PEC da Blindagem. A concentração será no Largo do Mercado Central.

A mobilização local se soma a protestos realizados no último domingo (21) em pelo menos 33 cidades do país, incluindo todas as capitais. Os manifestantes criticam a proposta de emenda à Constituição que, entre outros pontos, prevê que deputados e senadores só possam ser processados criminalmente com autorização prévia das respectivas casas legislativas.

Fonte: Com informações de Agência Brasil e RádioCom Pelotas

Foto: Reprodução/Band

Posts Relacionados

Ir para o conteúdo