50° Feira do Livro de Pelotas tem início nesta quinta-feira (31/10)
Bancários ressaltam importância da Caixa para o país
Agências bancárias de todo o país realizaram, na última sexta-feira, 12, atividades para celebrar o aniversário de 163 anos da Caixa Econômica Federal. “A Caixa é um banco público, que cumpre sua função social. Oferta crédito para todo o país, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social de todas as regiões”, disse a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt. “E ela cumpre este papel, que deveria ser cumprido por qualquer banco, público ou privado –afinal todo banco funciona como concessão pública–, e ainda assim obtém lucro e contribui com dividendos para o Tesouro Nacional”, completou.
A Caixa é responsável por cerca de 70% do crédito habitacional do país; é ela quem atende a população mais carente, que necessita de benefícios do Governo Federal, como o Bolsa Família, e ainda concede incentivo ao esporte, educação, cultura, saúde, entre outras áreas. As atividades também destacaram a importância das empregadas e empregados para que a Caixa consiga cumprir todas suas tarefas.
O diretor Lucas da Cunha, responsável pela comunicação e cultura do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região, é um dos trabalhadores da instituição e destacou a importância do banco público. “A Caixa é o braço do governo para a execução das políticas públicas e seus empregados são as mãos que executam essas políticas, levando desenvolvimento, redução das desigualdades e um futuro diferente para milhões de brasileiros que são diariamente impactados pelas ações, programas, produtos e serviços desenvolvidos por essa nossa empresa 100% pública. A Caixa é um dos nossos maiores ativos. Estamos reconstruindo e reconstituindo o seu papel na sociedade brasileira. Parabéns, Caixa, pelos seus 163 anos. Parabéns a todos nós empregados da Caixa. Obrigado, sociedade brasileira, por nos confiar essa missão”, saudou Lucas.
O diretor Nathan Irigoyen, também funcionário da Caixa, foi mais um a comentar a passagem da data. “A história da Caixa é construída por centenas de milhares de colegas, ao longo do tempo, sendo um trabalho que nos dá muito orgulho, principalmente por ser um banco do povo, que atende o trabalhador brasileiro, que proporciona o sonho da casa própria para milhões de trabalhadores, que financia obras nos municípios, beneficiando a população diretamente; um banco cujos empregados se dispuseram, bravamente, a atender o povo durante a pandemia de um vírus mortal. Parabéns para a Caixa e para todos que participam e participaram dessa história”, conclui Irigoyen.