Contraf-CUT lança linha do tempo de conquistas da categoria bancária
Governo Sartori venderá ações preferenciais do Banrisul
Um leilão para venda de ações preferenciais do Banrisul está marcado para esta terça-feira, dia 10 de abril. São papéis sem direito a voto, diferentes das ações ordinárias. O BTG Pactual está conduzindo a operação. São 26 milhões de ações com um preço mínimo de R$ 18 cada. Ou seja, o leilão renderá R$ 468 milhões no mínimo.
O governo praticamente liquidará a sua posição em ações preferenciais, chamadas de PNB. Ficaria com 50,6% do capital total. Na sexta-feira, o Banrisul divulgou fato relevante dizendo que o governo do Estado desistiu de oferta pública de ações do banco. A Secretaria da Fazenda explica que a desistência se referia às ações ordinárias, as ONs. O motivo era o baixo preço das ações. A operação anterior era mais estruturada, mas também mais cara.
Além disso, o Banrisul trabalha com a abertura de capital de uma subsidiária. A ideia é fazer o IPO da Banrisul Cartões.
COMUNICADO DA DIRETORIA DA FETRAFI-RS
A diretoria da Fetrafi-RS aguarda informações oficiais sobre a notícia da venda de ações preferenciais do Banrisul, trazida exclusivamente pela RBS nesta segunda-feira, dia 09 de abril. Estamos atentos e preocupados com mais essa atitude nebulosa do governo do Estado do Rio Grande do Sul com relação ao banco. No último dia 29 de março, a Fetrafi-RS, o SindBancários de Porto Alegre e Região e o diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha, na condição de acionista minoritário do Banrisul, entraram com um protesto judicial para defender os interesses dos Banrisulenses e preservar a transparência em relação ao processo de venda de ações do banco público dos gaúchos. Esperamos que o efeito deste protesto alcance também a venda das ações preferenciais do Banrisul, caso essa notícia seja confirmada. Tais ataques ao Banrisul apenas confirmam que o objetivo do governo Sartori é enfraquecer o banco para depois vendê-lo, conforme a diretoria da Fetrafi-RS denuncia deste o início deste governo.
Informações: GaúchaZH